Translate
domingo, 30 de junho de 2013
As ampolas capilares caíram no gosto das mulheres há muito tempo, mas mesmo assim muitas ainda não sabem como usar o produto corretamente. Existem diversos tipos de ampolas para cabelo, as de limpeza, de hidratação e as de reconstrução do couro cabeludo. As ampolas para cabelo costumam vir em dose única. O produto é bem concentrado e age repondo os nutrientes dos fios, seja em cabelos virgens até os quimicamente tratados. Cada uma tem uma forma certa de ser aplicada nos cabelos, por isso, é importante conhecer os procedimentos corretos para garantir um bom resultado. Como usar as ampolas capilares? Quando a pergunta é como usar as ampolas capilares, a resposta parece estar na ponta da língua. Basta misturar no shampoo, no condicionador ou no creme de hidratação, certo? Errado! Para conseguir o resultado desejado, é preciso seguir as orientações do fabricante, que geralmente vêm estampadas na embalagem. As ampolas capilares de limpeza, por exemplo, servem para tirar os resíduos do couro cabeludo, fazer uma higienização profunda e equilibrar a oleosidade. Devem ser usadas antes do banho, diretamente no couro cabeludo. O produto deve agir por cinco minutos, depois, pode-se lavar o cabelo normalmente. Dependendo da necessidade dos cabelos, as ampolas de limpeza podem ser aplicadas de duas a três vezes por semana. Diferente do que muitas mulheres pensam, as ampolas capilares de hidratação não devem ser aplicadas nos cabelos encharcados e nem misturadas em outros produtos. O correto é usar a ampola nos cabelos limpos e úmidos, massagear bem todo o comprimento do cabelo, deixar agir por cinco minutos e enxaguar. Não se deve misturar a ampola com outros produtos, pois você corre o risco de, sem querer, acabar misturando ingredientes incompatíveis que podem fazer mal ou até piorar a situação dos fios. O tratamento feito com as ampolas capilares de reconstrução do couro cabeludo age dentro do cabelo, fazendo uma construção capilar dentro da cutícula. Esse tipo de ampola pode ser aplicada da mesma forma das ampolas de hidratação. Se quiser, você pode aplicar um pouco de condicionador depois que retirar a ampola. Apesar de as ampolas capilares serem de fácil aplicação, não se deve sair por aí comprando qualquer uma sem antes procurar a orientação de um profissional. Até porque, existem certos tipos de ampolas que não devem ser aplicadas em casa, somente no salão.
É só bater aquele ventinho gelado que os lábios já começam a sentir as ações do inverno. Os resultados já são bem conhecidos: ardência, descamação e lábios rachados. Além do aspecto ruim, esses problemas provocam dor e grande desconforto. É muito importante cuidar dos lábios, pois essa região é extremamente frágil e sensível. Para enfrentar o inverno sem sofrimento, a boca deve receber alguns cuidados diários específicos. Resistindo à tentação Ao sentir os lábios desidratados, a maioria das pessoas molham a região com a saliva. O efeito é contrário: piora o ressecamento e favorece o aparecimento de fissuras e machucados. Isto acontece pelo fato da saliva ter o pH muito ácido (pH=3,5), sendo ideal para o contato com a mucosa da boca apenas. Já a pele dos lábios é extremamente fina e tem um pH de 5,5. Portanto, a saliva é um fator irritante, devendo evitar esse contato. Hidratação Ao contrário de outras partes do corpo, os lábios não possuem glândulas sebáceas para torná-los oleosos, nem glândulas sudoríparas para umedecê-los. Por isso, é necessário uma ajudinha extra, começando pela ingestão de, no mínimo, 2 litros de água diários. A aplicação de produtos que contenham substâncias altamente hidratantes, como manteigas (karité e cacau) e óleos (framboesa e amora negra), também é bastante eficiente para esses casos. O protetor labial deve ser aplicado pelo menos três vezes ao dia. Esfoliação, sim! Apesar de parecer um pouco estranho, para turbinar os cuidados com os lábios, é preciso esfoliar a região com produtos específicos. Faça isso uma vez por semana durante a noite, aplicando em movimentos circulares e finalizando com um bom hidratante. A dica caseira dos dermatologistas é o uso de açúcar e mel para fazer esse processo. A esfoliação irá preparar a pele para absorver melhor o hidratante. Sempre bonita Algumas mulheres não abrem mão de uma maquiagem no dia a dia e um item muito apreciado por elas é o batom – ele confere mais vida e uma aparência saudável. Na hora da escolha, prefira os batons hidratantes, eles aumentam a umidade dos lábios e, portanto, também são bons aliados contra o ressecamento. Com esses pequenos cuidados, você terá lábios saudáveis até nos dias mais gelados.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Se você nunca fica com a calcinha seca, não se preocupe! Segundo o ginecologista Fernando Prado Ferreira, toda mulher produz uma secreção pelos órgãos genitais que tem a função de lubrificar o trato genital. “Essa secreção serve tanto para facilitar a relação sexual como para proteger o tecido de lesões. Toda mulher produz esse líquido”, explica. Aprenda a diferenciar o corrimento ruim da secreção normal: Secreção normal É um líquido bem fluído que tem, no máximo, uma consistência de clara de ovo. Não tem cheirodesagradável e deve ser incolor ou branco bem claro. Não provoca coceira, dor ou ardência. “Se a secreção se encaixar nesse descritivo, a mulher não precisa se preocupar. Não há necessidade de tratamento”, afirma o ginecologista. No período pré-ovulatório, que acontece no meio do ciclo menstrual, pode haver um aumento na quantidade dessa secreção, o que também é normal. Corrimento Se sua calcinha apresentar uma secreção branca, similar à aparência de leite talhado, ou até mesmoamarela, fique atenta! Outro indício é o cheio ruim. “O corrimento apresenta um odor mais forte, que pode até lembrar o cheiro de peixe podre”, diz Ferreira. Segundo o ginecologista esse corrimento surge quando há alguma infecção genital. Normalmente ele causa coceira ou ardência. O ginecologista vai diagnosticar qual o tipo de infecção – por fungo ou bactéria – e indicar o tratamento mais adequado, que pode ser com creme vaginal, antibiótico ou banho de assento. “Outra dica importante para evitar infecções é que a mulher deve limpar-se sempre de frente para trás e nunca o contrário para evitar transferir bactérias do ânus para a vagina”, explica Ferreira. Ainda segundo o especialista, a mulher deve se certificar com seu médico que o corrimento não é sexualmente transmissível, pois, nesse caso, o parceiro também precisará de tratamento. Pode? Segundo Ferreira, o uso de absorventes diários não é indicado porque podem causar alergia e abafam uma área úmida que tem facilidade de acumular bactérias. O sabonete íntimo não é necessário, mas não está proibido. “Para as mulheres que preferem usá-lo, duas ou três vezes na semana é o certo”, afirma.
E o mel é um ingrediente indicado para isso. Usado em prol da beleza desde os tempos de Cleópatra — que tomava seus famosos banhos com leite e mel — o produto contém vitaminas A, C, D e E, que são oxidantes e ajudam a combater o envelhecimento precoce. Além disso, o mel tem ação hidratante e esfoliante, colaborando para revitalizar a pele. Por isso, a dermatologista Mônica Linhares, do Espaço Saúde Rio, dá uma receitinha supersimples de máscara caseira à base de mel, que ajuda a manter a pele saudável e nutrida. INGREDIENTES: Uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de aveia grossa. Como utilizar: Cubra o rosto com uma camada fina da máscara de mel e aveia, e faça uma massagem suave, com movimentos circulares, por cerca de 5 minutos. Frequência: De 15 em 15 dias ou até uma vez por semana: - Essa máscara é ótima para uma esfoliação leve, que não agride tanto e, por isso, é mais segura. Ela ajuda a revigorar a pele, removendo as células mortas – explica a dermatologista Mônica Linhares.
“Ela se rompe e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele”, explica o cirurgião-dermatológico Rogério Ranulfo. Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias. “Várias são as causas de seu aparecimento: crescimento na puberdade, aumento de peso (elimine o efeito sanfona e conquiste seu peso ideal. Clique aqui), gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral”, continua Ranulfo. O problema, que atinge mais as mulheres, pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas sempre atacam as áreas mais femininas, como bumbum, seios e barrigas. Para cada lugar e tipo de estria é indicado um tratamento. Segundo a dermatologista graduada pela Universidade de São Paulo, especializada em medicina estética Alessandra Ribeiro, as estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa. Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. “Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la”, explica a dermatologista. Tratamentos e novidades O tratamento com ácidos, peeling, é um dos mais comuns para a eliminação das estrias. “Eles estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias”, diz Alessandra. No entanto, a dermatologista explica que cada caso é diferente do outro. “Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele”. Há também a mesoterapia. Segundo Alessandra, esse tratamento pode ser aplicado nos dois tipos de estrias. “É injetada no local da estria, com finas agulhas, uma substância capaz de estimular a produção de colágeno na quantidade ideal para preencher os sulcos das estrias antigas, que, por conseqüência, ficam mais estreitas. Cada aplicação dura 10 minutos por estria e o tratamento leva, no mínimo, dois meses”. Esse tratamento, porém, é dolorido e nem todos aceitam a recuperação. “Eu tenho varizes há muito tempo, fiz mesoterapia, mas a recuperação é muito dolorida e a minha pele ficou um pouco roxa depois da aplicação. Hoje eu trato apenas com ácido”, confessa a professora Maria Cristina de Oliveira. Já o laser é um tratamento mais moderno e indicado para as estrias avermelhadas, provocando o fechamento dos pequenos vasos. “O laser promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas”. Em breve, quem quiser livrar-se das estrias terá ainda uma nova opção. Um aparelho em fase de testes, eletroporador, pretende fazer com que qualquer tipo de substância penetre na pele, contudo sem agulhas. Segundo Orlando Sanches, esteticista responsável pelo setor de estética da Clínica Charles Yamaguchi e especialista em pré e pós-operatório, Laser e drenagem linfática, o eletroporador cria e emite uma onda eletromagnética que permite a introdução de substâncias através da pele. “Estamos testando uma melange (mescla de substâncias) que estimulam a produção de novo colágeno, hidratam e regeneram a pele. São necessárias no mínimo dez aplicações para se avaliar os resultados”, explica. O custo das sessões do aparelho que vem substituir as agulhas ainda está sendo definido, devido à fase de testes que deve durar mais 60 dias. “Ainda não definimos o custo, mas cada sessão deve ficar em torno de R$ 150 a R$ 400″, informa Sanches. Como evitá-las A prevenção é a melhor forma de tratamento. Como? Hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas. Segundo Alessandra, evitar roupas apertadas é uma maneira de evitar estrias. “A prática de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis são fundamentais para evitar estrias” aconselha a dermatologista.
NÃO PASSE PRODUTOS ANTES DA DEPILAÇÃO - Algumas mulheres acreditam que passar óleo ou hidratante antes de fazer a depilação vai ajudar no processo, porém essa informação é errada e devem-se evitar esses resíduos, pois eles dificultam a retirada dos pelos. FAÇA UMA ESFOLIAÇÃO NA ÁREA - Em dois ou três dias antes da depilação, faça uma esfoliação para evitar que os pelos fiquem encravados e dificultem o processo de depilação. ESCOLHA O PROFISSIONAL ADEQUADO - Verifique se o profissional é realmente especialista na depilação e exija produtos descartáveis e o uso de luvas durante o processo, além de um ambiente limpo e esterilizado. Caso você tenha algum tipo de restrição alérgica, vale também informar ao profissional para que ele verifique se os produtos utilizados podem agredir a sua pele. Tenha cuidado com ceras diferentes que são à base de lima, mel e açúcares, pois elas podem causar queimaduras na sua pele. CUIDADOS PÓS DEPILAÇÃO - Além dos cuidados antes de se depilar, é fundamental ter cuidados depois da depilação também. Procure passar hidratantes na região e se possível, escolha pomadas especiais para a pós depilação. Não deixe as áreas depiladas em exposição solar e se você fizer esse tipo de depilação antes de ir à praia, faça no mínimo com dois dias de antecedência. Utilize sempre protetor solar, pois a pele fica mais vulnerável depois da cera quente. Agora que você já sabe todos os cuidados, faça a depilação com cera quente e conquiste uma pele lisinha e livre de pelos. Conteúdo: momentodemulher
Mas quando essa mulher para um minuto para pensar, o que ela espera de si mesma? Quem nos incentiva a pensar dessa maneira é Branca Barão, especialista em comportamento humano e autora do livro “8 ou 80 – seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí, dentro de você!” “Vivemos em uma fase com tamanha liberdade feminina, e com essa liberdade vem também a autocobrança”, diz. Uma parcela do publico feminino quer ser “a mulher de antigamente”, cuidando bem da família, da casa e dos filhos. E a outra parcela quer ser a “mulher moderna”, tendo uma carreira brilhante, se tornando líder e contribuindo significativamente para o orçamento doméstico. “A questão é justamente saber juntar as duas coisas e escolher um caminho em que ela mesma não seja punida por querer tanto da vida.” Para não se perder em meio a tantas tarefas, a dica é fazer uma agenda priorizando o que realmente é importante e possível. Não adianta querer abraçar o mundo, porque bem antes do dia acabar seu nível de estresse vai alcançar as estrelas. Separe tudo em tópicos (família, social, trabalho) e, por favor, reserve um espacinho para você! “Não dá para nos responsabilizarmos por mais nada se não estivermos ‘em dia’ com a gente. Abrir mão da academia, do livro que você está doida para ler, ou até mesmo daquela horinha semanal mágica na academia não lhe tornará a mulher maravilha. Ao contrário, lhe deixará ainda mais desanimada com a sua rotina”, acredita Branca. “Quando nos sentimos egoístas por cuidarmos de nós, passamos nervoso assistindo àquela aula que queríamos tanto fazer, ficamos aflitas na cadeira do cabeleireiro e não nos concentramos no filme, quando finalmente conseguimos ir ao cinema. Isso gera ainda mais estresse”, completa. Na hora de escolher duas prioridades da mulher hoje, Branca não titubeia e dispara: crescimento e realização. Crescimento diz respeito ao aprendizado (fazer um curso, ler um livro, estudar por conta própria, fazer pesquisas de seus temas de interesse, escrever um blog). E a realização não é só na profissão não, viu? “Falo também de encontrar um parceiro com o qual ela queira dividir sua vida, de ter filhos ou não, de viajar ou não. Tudo depende dos sonhos e desejos de cada mulher”. E quer mais um conselho: pratique o autoconhecimento. Uma boa e longa olhada no espelho será capaz de ajudar você a reconhecer o que realmente importa em cada momento de sua vida. “Dessa forma você saberá a melhor forma de dividir seu tempo, deixando espaço para o que é importante e abrindo mão daquilo que não é mais. E não desistirá de correr atrás dos próprios sonhos, mesmo com a rotina engolindo uma boa parte do seu tempo”, finaliza Branca.
Olá meninas, Atualmente esta acontecendo uma onde de transformações não é? Quem estava loira ficou ruiva, quem esta morena quer ficar loira e quem esta com preto quer o vermelho!! Isso só mostra o quanto gostamos de mudar o visual e a primeira coisa a se transformar é o cabelo! São aqueles 5 minutos enervantes bem no estilo : “Tem que ser agora”. Não é tão fácil ficar loira quando se tem longos cabelos escuros e se for grosso a situação piora, aliás se tiver coloração amiga, começa a rezar pra ficar linda e blond em um só dia com profissional, porque a coloração escuro dependendo do cabelo precisa mais que um só procedimento para retirada da cor! O primeiro procedimento que nós pensamos em fazer no cabelo quanto a essa transformação de retirada da coloração do cabelo, é uma técnica usada pelos profissionais que tem o nome de Decapagem: Esse tipo de procedimento exigira que o profissional diagnostique o cabelo da cliente antes do processo, porque dependendo da cor depositada nele a retirada da pigmentação no fio tanto pode ser rápida e menos agressiva ou agressiva dependendo do fator “porosidade”. O fator cor nesse procedimento tem a ver com tom sobre tom, o que significa que se seu cabelo esta castanho mas antes era vermelho, a remoção da ultima coloração fará aparecer a cor que esta por baixo, no caso o vermelho. Por isso não é tão simples remover a tinta de uma só vez, nos produtos comprados em perfumarias, muitas vezes precisam de mais aplicações, e nem sempre o cabelo esta susceptível a várias remoções mesmo sendo um produto que age nas escamas, por isso é importante o cabelo ser qualificado “saudável” para um procedimento desse tipo.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
1. FIOS ARREPIADOS Só o spray antifrizz salva! Mas, para não deixar o cabelo pesado ou oleoso logo cedo, espalhe antes o produto entre as mãos. Esfregue uma na outra e passe no comprimento. Termine a aplicação no topo da cabeça. Balance um pouco os fios e ajeite-os com as mãos. E carregue o produto na bolsa caso precise dele ao longo do dia! 2. FRANJA FORA DO LUGAR Prenda um rabo de cavalo e deixe só a franja solta. Borrife água nos fios e penteie-os para baixo várias vezes. Quando a franja estiver quase seca, modele com uma escova redonda larga e secador. Finalize com spray fixador de efeito seco. 3. BABYLISS VENCIDO Aproveite a textura e assuma o messy hair. Escolha uma pomada ou cera seca. Passe o produto entre as mãos, espalhe pelo comprimento e faça um coque alto e firme. Se sobrar produto passe na parte da frente. Solte os fios depois de meia hora. Se o seu cabelo for grosso e seco, opte pelo leave-in no lugar da cera. 4. AMASSADO DE UM LADO Molhe apenas os fios rebeldes e espalhe neles uma gotinha de sérum. Encaixe uma escova redonda embaixo da mecha amassada e seque-a com secador. Se o seu cabelo é encaracolado, use um ativador de cachos. “Retire a umidade e o excesso de produto amassando os fios com a toalha”, diz o Luiz Rusafa, do salão 1838, em São Paulo. 5. QUANDO A ESCOVA PARECE VENCIDA Com o cabo de um pente fino, separe somente as mechas que perderam o efeito da escova. Borrife um spray antifrizz e passe a chapinha bem perto da cabeça. Se quiser um look de passarela, faça uma risca lateral e passe um pouco de gel no topo da cabeça. Alise com um pente. “Finalize com uma gosta de reparador de pontas para tirar os fios arrepiados”, diz o cabeleireiro Franco Sanabria, do salão Bardot, de São Paulo. 6. NEM LISO, NEM CACHEADO, MAS COM MUITO VOLUME Passe o leave-in nos fios e penteie. Divida o cabelo ao meio e separe 4 mechas largas – duas no topo e duas embaixo. Prenda-as e borrife spray de fixação suave. Deixe por 30 minutos e solte ajeitando com as mãos. 7. TÃO OLEOSO QUE GRUDOU NA CABEÇA Se não há tempo de lavar, use um xampu seco. Borrife o produto direto na raiz. Concentre-o nas regiões de maior oleosidade, como atrás da orelha, no topo da cabeça, na costeleta e na franja. As vezes, os xampus secos podem deixar alguns resíduos brancos. Balance a cabeça para espalhar e pronto. 8. ARMADO E COM OS CACHOS DESFEITOS Borrife o umidificador de cachos em todo o cabelo. “Ele reativa o leave-in que você usou no dia anterior e une as pontas dos cachos novamente”, explica o cabeleireiro Wilson Eliodório, de São Paulo. Depois, seque com o difusor para definir melhor o enrolado.
Mais higiênico Tudo o que precisa ser manipulado diretamente com as mãos é menos higiênico- e é exatamente esse o caso do sabonete em barra. Quando é utilizado por mais de uma pessoa, então, torna-se ainda mais anti-higiênico. O sabonete líquido é mais indicado porque apenas a quantidade do produto que você vai usar entra em contato com o seu corpo e o ambiente. Aliado da pele seca A pele seca requer sabonetes mais hidratantes, formulados com óleos vegetais e emolientes, sem álcool. O mais indicado são os sabonetes líquidos, que combinam uma limpeza suave da pele com propriedades hidratantes e emolientes. Trata a pele Como o sabonete líquido não é feito com pH alcalino, como a versão em barra, é possível acrescentar mais princípios ativos. Extratos vegetais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e outras matérias-primas são alguns exemplos. A pele fica mais tonificada, viçosa e saudável. Ótimo para pele sensível O sabonete líquido pode ser melhor para peles que ficam irritadas facilmente graças a sua formulação mais neutra. A versão em barra pode conter mais partículas abrasivas que não são adequadas ao uso em pele sensível. Rende mais Ele pode até parecer ser mais caro que o sabonete em barra, mas repare como a versão em barra acaba bem mais rápido. Toda vez que você a usa, boa parte derrete na água e no vapor do banho. No sabonete líquido, a quantidade que você coloca nas mãos é a que você irá utilizar – sem desperdício. Pode ser usado no rosto e no corpo Os sabonetes líquidos mais neutros são ótimos para serem usados tanto no corpo quanto no rosto, sem o problema de ressecar demais uma parte ou deixar a outra oleosa demais. Já os sabonetes em barra precisam ser específicos para o rosto ou o corpo e, de preferência, indicados por um dermatologista.
1) Não lave os cabelos com água muito quente, pois a alta temperatura estimula a produção de mais oleosidade. Lave com água morna, e termine com uma passagem de água fria, que vai ajudar a fechar os poros, e diminuir a oleosidade. 2) Evite o uso constante de Champô para cabelos oleosos, porque secam o couro cabeludo, estimulando as glândulas sebáceas a produzirem oleosidade para hidratar a fibra capilar. Alterne o Champô para cabelos oleosos com um champoo que tenha um PH neutro. Se tiver de lavar os seus cabelos diariamente (cabelos extremamente oleosos), 1 dia lave com o Champô para cabelos oleosos e nos 2 dias seguintes lave com o champoo neutro. 3) Dê preferência a champoo neutros, que tenham pH equilibrado. Deve sempre aplicar o champoo duas vezes. 4) Evite usar condicionador/máscara na raiz dos cabelos. Aplique só nas pontas.para evitar que fiquem espigadas. 5) Não use Champô do tipo 2 em 1 (Champô e condicionador). Não deve usar este tipo de champoo porque o amaciador ou condicionador não deve ser usado no couro cabeludo nem nas raízes do cabelo, pois o amaciador ou condicionador só deve ser aplicado nas pontas dos cabelos e se você tiver cabelos compridos. 6) Aposte no Champô anti-resíduo somente se as madeixas estiverem muito sujas. 7) Deixe o cabelo secar naturalmente. Se tiver de usar um secador, use o secador a frio ou com o “vento” e “calor” no mínimo e mantenha-o a uma distância de 15 cm para que o calor não estimule as glândulas sebáceas. 8) Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. São hábitos que estimulam a produção de óleo. 9) Evitar deitar-se com o cabelo molhado, sendo aconselhável lavar sempre o cabelo pela manhã e não à noite 10) Use champô adequado para cabelos oleosos, para combater a oleosidade de forma eficaz.
Morango: O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas, isto é, o corpo gasta mais calorias na sua digestão do que as que a fruta possui. Além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural. 100 g possui apenas 45 calorias. Banana: Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces, sacia a fome e cada uma contém entre 87 e 120 calorias, dependendo do tipo e do tamanho. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa. Veja a dieta da banana. Pera: A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Uma pera grande tem, em média, 85 calorias. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer. Melancia: Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco. 100 g de melancia contém apenas 24 calorias. Kiwi: Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite. Rico em vitamina C, é diurético e 100 gramas possui apenas 46 calorias. Maçã: A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. Uma maçã grande possui, em média, 81 calorias. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva. Mamão: Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. 100 g contém, em média, 85 calorias. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã. Limão: É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. 1 limão possui, em média, 22 calorias. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios. Abacaxi: O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau. Recomenda-se comer 1 porção de frutas à cada refeição, totalizando 5 ou 6 frutas por dia. Preferencialmente, deve-se ingerir de 2 a 3 frutas diferentes por dia, seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido. Por: Tatiana Zanin (Nutricionista)
Ao Beber, Beba Sempre Com Moderação. Ficar bêbado ou bêbada logo no primeiro encontro não é nada agradável tanto para você, que pode se colocar em uma situação vexatória, como para o companheiro em aturar um bêbado a mesa. Sim, você pode beber, mas mantenha o limite em apenas duas taças. As mulheres precisam de um cuidado especial com a bebida, pois o álcool pode induzir a decisões nada acertadas em um momento rápido e podem não ser as mesmas que você teria tomado sóbria, e com isso podemos falar em consentir ao sexo. Para evitar a bebedeira, evite não beber álcool com o estômago vazio, ou misturar suas bebidas. Só Fume Se Seu Encontro For Fumante A menos que seu companheiro de encontro seja com um fumante, a maioria dos homens e mulheres não gosta de beijar um ‘cinzeiro’. Por isso, se você quer um beijo no final da noite, não fume. Isso quer dizer também não fumar depois de se arrumar para o encontro, pois o cheiro do cigarro é bem forte e fica nos dedos, nas mãos, nas roupas e até nos cabelos. Você não quer estragar o clima com o cheiro nos cabelos repleto de fumaça, não é mesmo? Uma dica é parar de fumar algumas horas antes do encontro, lavando bem os cabelos e as mãos para as manchas de cigarro ao menos apaziguarem. Não Fale Sobre Os Ex, Seja Qual For O Rumo da Conversa. Nunca fale sobre seus ex-namorados. Isso vai mostrar que você tem bagagem e não seguiu em frente. Também vai indicar no novo encontro como você trata seus ex-namorados, que é uma boa pista de como você é quando está em uma relação. Não se preocupe que um dia há uma necessidade de falar sobre o ex ou quem sabe ele ou ela mesmo pergunte, mas contar no primeiro encontro não é o melhor momento. Do mesmo jeito que você não deve falar dos seus, também não seja obcecado pelo passado do outro. Isso vai demonstrar que você é possessivo e ciumento e pode levantar uma bandeira vermelha do outro lado. Pode ser incomodo para o outro falar dos ex e também não é uma boa conversa para o primeiro encontro, não é? Tudo isso é passado. Fantasma da Ex Se Tiver Filhos Não Fale Deles Esse conselho é bem voltado para as mulheres. A maioria delas não consegue não falar sem parar sobre seus filhos. Você não deve escondê-los, mas não transmita a sensação no encontro que está procurando um pai para seus filhos ou deixe o homem desconfortável pensando que está levando uma mercadoria conjunta. Ele pode se assustar com o peso do encontro e jamais voltar a ligar. Mas não se esqueça de mencionar que você tem filhos. Isso seria uma mentira que uma hora ou outra vai aparecer. Não Mostre Desespero Em Encontrar Alguém Isso é involuntário, mas muita gente aparenta estar desesperado e começa a contar a sua história de vida. Mantenha uma boa quantidade de contato com os olhos, fala elogios, mas não muitos. Parecer misterioso é muito mais atraente que colocar tudo para fora, pois mostra que você quer um relacionamento a todo custo e precisa de uma pessoa ao seu lado. Isso não é nada atraente. Planeje O Primeiro Encontro de Forma Simples É importante manter o seu primeiro encontro simples, mas divertido. Lembre-se que o objetivo de um primeiro encontro é conhecer um ao outro. Tente ficar longe de locais que pode colocar muita pressão sobre a falar (como sentar para um jantar de imediato) ou não o falar suficiente (como em um cinema). Escolha uma atividade divertida como um esporte, museu, um show ou uma atração da cidade que podem ajudar a focar no encontro ou criar algo para vocês dois para conversarem e desfrutar do momento juntos. Por mais que as pessoas achem que não, um encontro não tem que acontecer à noite, mas poderia acontecer no período da tarde em um fim de semana. Se o encontro for bem, você sempre pode estendê-lo. Você não precisa escolher algo realmente caro, pode ser algo simples e bacana para curtir. Escolher Melhor Sua Roupa Para Evitar Passar Vergonha Vista-se de acordo com o ambiente, mas muito bem. Se for a praia, compre uma saída de banho bacana e escolha suas melhores peças. Nada de camiseta manchada ou calça sem bainha, camisetas sem botão ou com buraquinhos. Como já dissemos, a primeira impressão é sempre a que fica.
TEMPERATURA Escolha a ideal Um erro muito comum é aquecer demasiado o quarto: a temperatura ideal situa-se entre os 18 e os 21ºC (se puser um termómetro no quarto, vai reparar que é bastante menos do que está habituada). Não conseguimos dormir com frio: no Inverno, um saco de água quente pode ajudar a adormecer. Mas o principal inimigo do sono é o calor: o corpo baixa a temperatura para conseguir adormecer. No Verão, curiosamente, mantenha o banho quente: é que, a seguir ao banho, o organismo baixa a temperatura e fica mais fresco, tornando mais fácil o adormecimento. Plantas Dê-lhes bom uso Encontra valeriana em cápsulas nas lojas de produtos naturais, mas pode ser difícil encontrar a dose certa, e há pessoas insensíveis aos seus efeitos. E é preciso esperar um mês até sentir os seus benefícios. Aconselhe-se com um naturopata. AÇÚCARES LENTOS Atenção: lentos… Por açúcares lentos entende-se por exemplo cereais integrais, que têm um efeito calmante e aumentam o nível de serotonina, um dos responsáveis pela sensação de bem-estar. Pão com sementes de sésamo, massa e arroz são boas opções. Não coma muita carne: a digestão das proteínas aumenta a temperatura corporal, quando o importante é que baixe. RITUAIS Um livro em vez do leite Sim, o leite é um calmante natural, mas também é um diurético natural. É mais provável que a mantenha acordada do que a dormir. Se adora leite, coma uma taça com aveia ou muesli. Na cama, abra o seu livro preferido. ALMOFADA Não dorme? Levante-se Se acordou a meio da noite e está tão desperta como ao meio-dia, não tente forçar-se a dormir. Levante-se e leia um livro. Quando começar a sentir sono, volte para a cama. Não entre em stresse: pense que, se o pior acontecer, um dia com sono não é tão grave assim, e que vai recuperar no dia seguinte. ÓLEOS ESSENCIAIS Bem-estar a conta-gotas Não vão pô-la a ressonar instantaneamente, mas ajudam a criar um ambiente de relaxamento, e cheiram tão bem! Experimente massajar uma gota nos pulsos, usar no banho, vaporizar na almofada ou queimar num queimador. Os melhores para relaxar são os óleos de neroli e lavanda. Atenção que devem ser naturais e puros. Evite se estiver grávida. CONTRASTE Diferencie o dia da noite Vivemos em luzes e ambientes estranhos e o nosso relógio biológico pode ficar confuso: apanhe sol de manhã e baixe as luzes à noite, para o ajudar a regular-se. Vá dar um passeio à hora de almoço e tente não voltar muito tarde para casa. O ideal seria esquecer os ecrãs à noite: emitem luz branca, que mantém o organismo desperto. REIS DO MAGNÉSIO Descubra-os Evite as refeições muito pesadas antes de dormir. Mas se fica com fome antes de ir para a cama, pode fazer um snack rico em magnésio, outro calmante natural: iogurte com amêndoas e passas, ou papa de aveia com banana. O chocolate também é rico em magnésio, mas coma-o só até às 17h: também é excitante.. FRUTAS E LEGUMES Coza-os e coma-os As frutas são mais fáceis de digerir se forem cozidas, mas evite as compotas com muito açúcar, que é um excitante natural. Maçã com frutos secos e uma colher de mel ajuda a adormecer, mas o organismo pode acelerar ligeiramente por causa da digestão do açúcar e provocar azia mesmo à hora de deitar. Experimente uma tosta com fruta ou uma bolacha integral com doce sem açúcar. CHÁ Evite antes de dormir Antes de dormir, esqueça o álcool: suprime a fase REM do sono (a dos sonhos), o que provoca um sono mais agitado. Se tem mesmo sede, beba… água. Algumas pessoas dão-se bem com um chá de camomila ou hipericão, mas se o beber mesmo antes de dormir, vai passar a noite a caminho da casa de banho.
domingo, 23 de junho de 2013
Não acertou no tom desejado? Primeiramente, não entre em pânico! Mantenha a calma, pois tem solução. Confira abaixo como corrigir cada caso. Mas antes de qualquer coisa, fica a dica: não demonstre insegurança, convença a cliente de que você é capaz de reverter a situação e deixá-la linda! *Muito escuro Se escureceu demais, por exemplo, faça uma lavagem para abertura de tom com xampu antirresíduo e pó descolorante com OX 10 volumes. Depois, é só reaplicar o tom correto e a questão está resolvida! *Cinza demais Caso o problema seja reflexos indesejados, principalmente na tonalidade cinza, basta uma lavagem com pigmentos cobre. Simples e prático, não? *Amarelo teimoso Para desamarelar, utilize pigmentos violeta, obedecendo os princípios das regras da Colorimetria e da Estrela de Oswald, uma das ferramentas usadas para entender as regras e conceitos utilizados pelos coloristas. *Grisalhos persistentes Nem sempre a coloração cobre os fios brancos. Experimente utilizar a técnica de pré-pigmentação antes de colorir o cabelo novamente. ESTÁ PROIBIDO! Aconselhe sua cliente a nunca lavar o cabelo antes da coloração. Assim, ela evita ardência e sensibilização no couro cabeludo. Também não aconselho a fazer alisamento e coloração no mesmo dia, pois ambos os processos sensibilizam a fibra capilar.
Existem quatro dicas principais para retoque de raiz e estando bem atento a elas é possível conquistar uma técnica perfeita. A primeira diz respeito ao diagnóstico da cor: é muito importante analisar o tom natural do cabelo da cliente e saber qual a nuance deve ser escolhida para que a junção de ambas seja o mais próximo possível do efeito desejado. Feito isso, o segundo passo é saber que, para o este trabalho, a coloração só deve ser depositada na parte do cabelo em que não há tintura, nos fios recém-nascidos virgens; nada de mandar ver no fio todo, pois o resultado pode ser uma terceira cor indesejada. A próxima dica é respeitar o tempo de atuação do produto. “Mechas, por exemplo, não devem passar de 30 ou 40 minutos, para que a cor não oxide”, diz a hairstylist Aldeni Ribeiro. Por fim, mas não menos importante, não esqueça também que é preciso conscientizar nossas parceiras de cadeira que deve haver uma programação para esse serviço. “Mulheres com mais de 70% dos fios brancos, por exemplo, não podem deixar o retoque passar de duas semanas. As clientes com fios naturalmente castanho-claros ou loiro-escuros devem ter uma tolerância máxima de quatro semanas”, explica o cabeleireiro Anacleto Junior, do Vimax Art Hair Beauty (SP). Sugira que os retoques sejam feitos sempre próximos a datas especiais, em que haja um casamento, festa ou aniversário, para que seja possível manter a integridade da cabeleira e estar sempre bela! Passo a passo Para colorir o cabelo, mesmo que só a raiz, Anacleto nos ensina uma técnica bem fácil: “Divida o cabelo em quatro partes para facilitar a aplicação da tinta e dê preferência para começar pela parte frontal, onde estão os fios mais difíceis de serem pigmentados. Depois, parta em direção à nuca”. Dica extra: não existe coloração perfeita, cada química e marca se adaptam de uma maneira diferente aos fios de uma mulher. Mas apostar naquelas com terminações “ponto zero” (6.0, 7.0...) é uma garantia maior de sucesso na fixação. Lembre-se que cada fio é único, mas os mais grossos e brancos precisam de mais atenção, afinal, são os mais difíceis de pigmentar. Normalmente eles precisam atuar por mais tempo. Os deslizes Sim, eles podem acontecer. Além da tradicional diferença entre o tom da raiz e do comprimento – que deve ser acertado aplicando a coloração apenas no cabelo crescente -, um dos erros mais comuns é o desbotamento. “Cabelos ruivos avermelhados estão em alta, mas são os que mancham com mais facilidade. Nesse caso, produtos específicos para tons vermelhos são indicados”, conta a hairstylist Babi Carvalho, do Circus Hair (SP). Para evitar esse problema, é importante que o bom trabalho comece na avaliação do fio e o profissional não deve esquecer de balancear as nuances, já que muitos cometem o erro de não caprichar na base e se utilizam apenas de nuances fantasia. Aí, a transparência aparece. Como consertar? Além do bom diagnóstico, não esqueça de questionar que outros tratamentos a cliente já fez. Afinal, se ela usou outras colorações ou mesmo fez um alisamento anteriormente, dependendo da situação, o tom escolhido pode ficar mais claro ou mais escuro que o esperado. Lembre-se também que tinta não clareia tinta, então, a única solução coerente quando um erro de tintura ocorre é refazer a coloração, utilizando mais cor base e menos nuances fantasia. Tonalizar: sim ou não? Sim! Mas há ressalvas: “Se o foco é retocar a raiz, não vejo por que tonalizar. Mas se houver a necessidade de se igualar ao comprimento e pontas, não há nada que impeça esse serviço”, diz Anacleto, que completa: “Tenha cuidado com o excesso de pigmentação!”. Babi também defende essa ideia: “Sou a favor da tonalização, pois algumas nuances, como os ruivos, desbotam muito rápido e isso os ajuda a manter a cor até que seja necessário fazer a coloração novamente, aproximadamente em 15 dias”. Truques essenciais *Durante o processo de retoque, deixe o cabelo livre de presilhas, tranças ou coques. Assim, os fios terão um melhor processo de oxidação e o resultado ficará ainda mais homogêneo! *O hairstylist Anacleto Junior conta seu segredo para o momento do retoque. “O processo chama-se Mordaçagem: aplique água oxigenada 20 volumes, seque 100% e proceda a aplicação da coloração. Assim, as cutículas do fio se dilatarão com mais facilidade para a penetração da química”, ensina o profissional. *Indique xampu e condicionador específicos para o tipo de cabelo da cliente e não a deixe esquecer que hidratar o fio semanalmente garante o menor desbotamento possível da cor.
Virar Rapunzel da noite para o dia é um sonho feminino que se tornou realidade já há algum tempo, mas só na última década realmente se popularizou por aqui. O sucesso se deve à principal fonte detonadora de tendências do Brasil: as novelas. Desde que Giovanna Antonelli alongou as madeixas para viver a bela muçulmana Jade, na novela O Clone (2001), da Rede Globo, o recurso passou a ser bastante comum na composição de personagens para a TV. Inclusive os masculinos, vale ressaltar, como comprovam os atores que costumam participar das minisséries bíblicas produzidas pela Rede Record. Longe do universo glamouroso da TV, a procura por extensões capilares só tem aumentado no salões de beleza. “Normalmente, as mulheres que optam pelo alongamento têm pouco cabelo ou não apresentam fios muito volumosos. O novo visual dá confiança, eleva a autoestima da cliente”, acredita a hairstylist Clésia Novaes, do Studio W de Campinas (SP). E as extensões não servem apenas para tornar o cabelo comprido de uma hora para outra, não. Se forem estrategicamente posicionadas na composição do look, as mechas simulam um corte repicado e até formam uma franja fake. Técnica democrática Apesar de, geralmente, o serviço custar um valor meio salgadinho (alguns salões chegam a cobrar R$ 4 mil), há opções para todos os bolsos e perfis. Tudo depende, para início de conversa, do tipo de matéria-prima usada para a extensão. Se o cabelo for sintético, variação bastante utilizada para tranças africanas, o implante pode sair a partir de R$ 200. Outras opções são a fibra 100% natural, que imita o fio de verdade, e o cabelo humano. O natural, obviamente, tem preço mais elevado não só por sua origem, em geral indiana ou asiática, mas por permitir processos químicos, como coloração ou luzes, sem que eles interfiram no resultado. De acordo com a cabeleireira Aime Ramos, qualquer megahair dura, em média, de três a quatro meses. “Após esse prazo, é importante ir ao salão e conversar com o profissional para avaliar e evitar danos futuros à raiz dos cabelos”, explica a cabeleireira. A perfeição exige ainda uma boa cota de paciência, por parte da cliente e do hairstylist. “Dependendo da técnica, um megahair demora de quatro a oito horas. Alguns profissionais podem levar até três dias para completar o trabalho”, conta Viviane Siqueira, especialista do salão carioca Pierre Louis. Razão e sensibilidade Para Luciana Alvarez, proprietária do salão paulistano Scenario e precursora do método Great Lenghts no Brasil, a especialização e a sensibilidade do profissional são mais importantes do que a técnica empregada. “O cabeleireiro precisa ser sincero e ter senso estético apu rado para mostrar à cliente o que pode ou não ser feito”, diz. “Às vezes a mulher chega com uma ideia no salão que não combina com seu perfil ou estilo de vida. Exemplos clássicos são clientes de estatura baixa que desejam exibir um cabelão ou aquelas que têm um dia a dia corrido, são práticas, aceleradas. O resultado do megahair não vai agradá-las, pode apostar”, afirma Luciana. No quesito estético, ela lembra que o cabeleireiro deve analisar com cuidado a cor e a textura dos fios da cliente, para que as mechas sejam bem próximas da realidade, e nunca deixar de fazer um bom corte para finalizar o processo. “E ele precisa lembrar que estará cortando um cabelo com extensões, portanto o processo deve ser diferente: o ideal é deslizar a tesoura, e nunca desfiar. Isso vale até para looks curtos”, avisa. Já Aime Ramos lembra que o cabeleireiro deve ficar atento à quantidade de fios e de mechas a ser usada pelo profissional. “Colocar cabelo além do que a raiz é capaz de suportar pode provocar danos e falhas no couro cabeludo”, destaca. Valor agregado Os especialistas são unânimes: oferecer o procedimento no salão atrai a clientela e agrega valor a qualquer estabelecimento. De acordo com Rose Gonçalves, consultora da Assessoria em Beleza, de São Paulo, o serviço pode e deve ser explorado pelos salões que atendem o público da classe C. “Basta deixar o preço acessível para conquistar as clientes com poder aquisitivo mais baixo. Existem muitas técnicas no mercado hoje que podem responder às necessidade tanto de qualidade quanto de preço atrativo”, diz. Como o custo com a matéria-prima já faz parte do valor cobrado, a casa pode lucrar entre 40% e 50%, segundo estimativas de Aime Ramos. A hairstylist Viviane Siqueira ressalta que conhece vários salões classe C focados em megahair. “Geralmente investem no entrelace ou trançado, que custam menos, e são bem-sucedidos”, conta. E Luciana Alvarez, do Scenario, reforça que o aumento do acesso ao consumo, que atingiu essa fatia nos últimos dois anos, facilita a realização do serviço. “Muitos salões que trabalham com cartão de crédito podem permitir o pagamento em várias parcelas”, comenta. “Alongamento é uma técnica capaz de atingir todos os públicos”, finaliza. Para o alongamento durar *De acordo com Aime Ramos, os fios devem ser desembaraçados sempre antes da lavagem. “É importante orientar a cliente para que evite aplicar creme ou condicionador na raiz. Finalizar está liberado, mas ela só deve aplicar o produto nas pontas”, ensina Aime. *“A lavagem do couro cabeludo deve ser cuidadosa para garantir a higiene e não embaraçar demais o alongamento”, diz Wilson Eliodorio, hairstylist de São Paulo. É fundamental, portanto, ensinar a cliente no salão como fazer a higienização correta em casa. *Alongamentos à base de cola são incompatíveis com água muito quente e secador direto. *Nas extensões de fitas com tranças ou microtranças é importante que não se retenha água. *Pente-fino, jamais, pois pode arrancar as mechas! Aconselhe a cliente a investir em pentes ou escovas próprias para megahair, com dentes mais largos. *Se a extensão exigir coloração para se igualar à nuance da cliente, faça a química antes do implante. *Para evitar fungos e outros problemas dermatológicos, é proibido dormir de cabelo molhado. “Aliás, esse conselho serve também para quem não tem alongamento”, ressalta Luciana Alvarez. *Fios sintéticos não combinam com mar nem com piscina. TIPOS DE TÉCNICAS Queratina É a mais moderna e recomendada de todos, pois permite um resultado natural. “Também agride menos os fios e não conta com o risco de formar fungos”, afirma Clésia Novaes, do Studio W. A queratina é aplicada no cabelo postiço dividido em mechas que, com auxílio de uma pinça, são fixadas bem próximas à raiz capilar. Entrelaçamento As madeixas originais são trançadas no estilo trança nagô. O cabelo tecido é costurado junto à raiz capilar, por causa da tela. É preciso ter, no mínimo, 7 cm de comprimento para entrelaçar o cabelo, que não pode estar sensível ou fraco. A manutenção é feita a cada 30 dias, na qual todo o cabelo trançado é retirado e as tranças, refeitas. Microtrança francesa Os fios postiços sãoentrelaçados ao cabelo naturalda cliente, de forma artesanal. LaserBeamer Um aparelho a laser em forma de pistola aquece, derrete e funde a queratina sintética da pontinha de cada mecha com a queratina natural do cabelo. A aplicação dura cerca de meia hora, mas o resultado só permanece por seis meses. Great Lengths Com uma cola à base de proteínas e queratina, as mechas de cabelo natural são aplicadas uma a uma, a uma distância de 1,5 cm da raiz. Express Hair O método utiliza duas máquinas, uma para preparar as mechas e outra para fazer a colocação das extensões artesanalmente. Microlink As mechas vêm em anéis revestidos de látex. Com o auxílio de um alicate, o profissional os fixa nos cabelos naturais. Ideal para quem quer exibir mechas com luzes ou de tons diferentes e não quer colorir os fios.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Quando o assunto é cabelo, há uma coisa que todos têm em comum: o frizz. A palavra em inglês denomina os fios arrepiados que atrapalham o penteado e tiram as mulheres do sério. Cabelos lisos, ondulados ou crespos, todos podem ser vítimas do frizz. Nem a duquesa Kate Middleton, famosa pelas madeixas sedosas, escapou. Mas nem tudo está perdido: conversamos com Marcos Proença, Julio Crepaldi e Gil Scawia, três top cabeleireiros que ensinam como evitar o problema, e, no caso dos arrepiadinhos já terem se instalado, como disfarçar. Antes de começar a tratar, porém, é bom entender o que causa o frizz, para saber então como combatê-lo. “Tanto o excesso quanto a falta de umidade são provocadores do frizz”, explica Julio Crepaldi, cabeleireiro do salão Galeria, em São Paulo. “Quando o cabelo está ressecado, sem hidratação, com as cutículas abertas, absorve umidade do ar e pode ficar arrepiado", completa. Além disso, esfregar a toalha nos cabelos, depois de lavar, também deixa o cabelo mais propenso a ter frizz, por causa do atrito entre a toalha e os fios. Então o primeiro passo para garantir cabelos em ordem é tratar. Fios ressecados arrepiam mais fácil, então não deixe de condicionar e hidratar. “Mesmo quem tem cabelos oleosos precisa de condicionador todas as vezes em que lavar os fios”, afirma Gil Scawia, cabeleireiro do SettNandi Spa & Hair, em São Paulo. Neste caso, a dica é aplicar o produto nas pontas, nunca na raiz, e enxaguar bem. Desta forma o cabelo não fica com aparência oleosa, e já está no caminho certo para eliminar o frizz. Como a umidade é mocinha e vilã no caso do frizz, é preciso equilíbrio. “É bom usar produtos que selam os fios, desta forma a umidade boa, do cabelo hidratado, não ‘sai’, e a umidade ruim, do ar, não ‘entra’ no cabelo”, aconselha Crepaldi. Produtos sem enxágue, como cremes para pentear, óleos para os cabelos e silicones ajudam a blindar os fios, e são ótimos aliados para quem quer distância dos arrepiados. Na hora de secar, o ideal é não usar vento. “Recomendo passar o produto sem enxágue do meio até às pontas dos cabelos, e bem pouquinho, o resíduo que sobrou nas mãos, perto da raíz. Aí então deixe o cabelo secar ao natural”, sugere Crepaldi. Mas a dica só vale se houver tempo para deixar os fios secarem dentro de casa. “Nem a Gisele Bündchen fica com cabelo bonito se secar o cabelo ao natural na rua, com vento e poluição”, diverte-se Scawia. A melhor estratégia para reduzir o vendaval do secador de cabelos é usar um difusor, aquele acessório que encaixa no bico do aparelho e deixa passar o calor, mas não o vento. Na falta de um difusor, é possível improvisar com a dica preciosa de Scawia: “Amasse os cabelos com uma toalha, segure perto da raiz e posicione o bico do secador na toalha, que vai ajudar a distribuir o calor, sem vento”. Se o frizz já se instalou nos cabelos, nada de desespero: “Aplicar um pouquinho de óleo próprio para cabelos nos fios secos ajuda a controlar os fios”, diz Marcos Proença, cabeleireiro e dono do salão que leva seu nome, na capital paulista. Scawia sugere usar o jato frio do secador para abaixar eventuais fiozinhos rebeldes. E pente antiestático ou os clássicos de madeira também ajudam. Se nada mais der resultado, um jato certeiro de spray fixador e pente fino seguram os fios no lugar. E pode dar adeus ao frizz!
HIDRATAÇÃO Para manter o desejado formato espiralado, Daniela Lisboa, cabeleireira do Floreal Salon, de São Paulo, destaca a importância da hidratação. Quanto mais enrolado o cabelo, mais seco e fino ele é. Isto acontece porque as ondulações dos fios, que têm menos camadas cuticulares que os lisos, dificultam que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas. Para conseguir fios saudáveis, Daniela sugere o uso de máscaras hidratantes em todas as lavagens e o uso de umectantes e finalizadores durante o dia, para “retocar” os cachos. Na hora de desembaraçar, Marcos Baroni, sócio do Galeria 78, indica usar somente os dedos ou um pente de madeira largo e sempre começar a pentear pelas pontas e ir subindo em direção à raiz. Se tiver com uma folga no relógio, aproveite para aplicar o leave-in mecha a mecha: deste modo, os cachos ficam bem mais definidos. Os produtos sem enxágue, aliás, são o básico do básico para quem quer cachos bonitos. “Não adianta usar um xampu caríssimo se você não investir em um leave-in potente”, conta o cabeleireiro. Quanto ao frizz, um conhecido vilão dos cabelos anelados, tente uma saída pouco convencional: fronhas de cetim ou seda. Isto porque o algodão causa muito atrito entre os fios e desmancha os anéis, já o cetim mantém os cachos quase imaculados. Assim evita-se o pesadelo de acordar com a cabeleira disforme. Fernando Paolo, do salão Fernando Fernandes, ainda indica o uso de xampus e condicionadores com agentes umectantes e, para finalizar, óleo de argan ou outros óleos naturais. Silicones sintéticos e derivados de petróleo? Fuja deles! Sua única função é mascarar os danos ao fio, que são revelados logo na primeira lavagem. O modo como você seca os cabelos é outra atitude simples, mas que influencia muito no resultado final. Em vez de usar toalhas felpudas e fazer o conhecido “turbante”, experimente amassar aos poucos o cabelo com uma malha ou toalha de microfibra. Se não encontrar, uma camiseta ou pano de linho funcionam também. Depois de secos, evite passar a mão nos cachos, pois eles certamente desmontarão. Cabelos encaracolados, crespos, cacheados ou afros precisam de cuidados especiais CORTE O corte deve ser sempre feito a seco e, de preferência, mecha a mecha. Isso permite que o formato original do cabelo seja mantido, resultando em um visual mais natural. É importante manter visitas regulares ao salão. Assim, o cabeleireiro age como se estivesse “podando” o cabelo, “como uma árvore mesmo”, compara Daniela. Se os fios estiverem em processo de transição, ou seja, quando a pessoa deixa o cabelo quimicamente alisado crescer, há duas opções a seguir. Uma é o corte radical das mechas para remover toda a química de uma só vez, o famoso big chop. Aí, é só esperar o cabelo seguir seu curso. Outra opção é deixar os fios crescerem com as duas texturas, “mas mantendo um corte desfiado para disfarçar”, sugere Baroni. Se sua intenção for o poderoso black power, vale conversar com um cabeleireiro especializado no estilo. “O corte tem de ser feito com maior regularidade”, explica Baroni, “pois quanto mais longo o fio, mais pesado, e fio pesado não vai armar e formar o black power”. Tintura Como os fios são naturalmente mais frágeis, a hora da tintura deve ser pensada com cuidado. Se você resolver que quer mesmo mudar a cor dos fios ou cobrir os brancos teimosos, opte pelos tonalizantes sem amônia ou tinturas que tenham baixa concentração deste químico. Esses produtos não agridem tanto os fios quanto as tintas convencionais, mas são aplicados de forma similar. Ainda recomenda-se que haja manutenção da tintura em casa, mesmo que você visite o cabeleireiro com frequência. Vale lembrar que todos os tipos de cabelo se beneficiam do uso de produtos naturais, mas eles são fundamentais para os crespos e cacheados. Isso explica-se pela maior sensibilidade dos fios a todos os tipos de química.
A queda de cabelo em mulheres é causada principalmente por fatores genéticos. Mas outros vilões como o desequilíbrio hormonal, o consumo de álcool e fumo, a deficiência de vitaminas no organismo e o uso de determinados medicamentos são gatilhos para o problema se manifestar em pessoas que já têm pré-disposição. Os casos de calvície feminina deixaram de ser raros. “Nos últimos dez anos, aumentou em quatro vezes o número de mulheres que eu atendo. Elas já representam 45% das consultas deste tipo”, conta o médico Luciano Barsanti, especializado em tricologia, área da medicina dedicada aos problemas dos cabelos e do couro cabeludo. De acordo com o especialista, autor do livro “Dr. Cabelo” (Editora Elevação), o estresse é atualmente um dos principais desencadeantes da calvície. O estilo de vida acelerado, comum para as mulheres modernas, detona o esgotamento físico e mental, e isso pode refletir na queda de cabelo. Diferente dos homens e suas famosas “entradas” na testa, a calvície nelas afeta outras áreas. “Ocorre mais no topo da cabeça. Além disso, geralmente a mulher tem a área frontal normal, com a perda de fios mais difusa”, aponta o cirurgião plástico Ricardo Lemos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e um dos autores do livro “Transplante Capilar - Arte e Técnica” (Editora Roca). Perder até 100 fios de cabelo por dia é normal, mas acima disso fica preocupante. “É fácil notar a diferença porque a família toda percebe e começa a reclamar dos fios espalhados pela casa: no chão do banheiro, no travesseiro e até no banco do carro”, esclarece a dermatologista Silvana Lessi Coghi, da Sociedade Brasileira Dermatologia. A particularidade da queda deve ser analisada e investigada por um médico. “Não adianta comprar um xampu antiqueda, que não tem nenhuma comprovação científica de eficácia, e não tratar o problema de fundo, que pode ser uma anemia por falta de ferro no organismo ou um problema na glândula da tireoide , por exemplo”, explica Silvana. Curiosamente, a preocupação excessiva com a forma física tende a causar dificuldades com os cabelos, como é o caso dos regimes restritivos. “As dietas indiscriminadas, sem acompanhamento médico, deixam o organismo pobre em nutrientes. Essa conduta afeta os fios, que podem começar a cair em excesso”, alerta Barsanti, que ainda revela um aumentado de calvície em pessoas que passam pelas gastroplastias , conhecidas popularmente como cirurgias de estômago. Os tratamentos para queda de cabelo “É possível tratar com medicamentos já disponíveis no mercado. Um exemplo é um hormônio sintético que vem sendo usado tanto para homens, como para mulheres, com bons resultados”, exemplifica Silvana. Os fármacos podem ser aplicados na área afetada ou ingeridos oralmente. Outra indicação de tratamento muito usada atualmente é associação de terapias. “Você associa os fitoterápicos , que são medicamentos vindos de plantas, com as novas tecnologias, como os eletroestímulos, que são pequenos choques indolores no couro cabeludo, que estimulam a multiplicação celular”, revela Barsanti. Em média, cada sessão terapêutica combinada custa por volta de R$ 380. Para um bom resultado, elas precisam ser feitas por seis meses consecutivos, sendo duas a cada mês. Quando os tratamentos farmacológicos ou tecnológicos não atingem o resultado esperado, ainda existe uma última opção: o implante capilar. “Antes de tudo, é preciso examinar a área doadora de fios. Nem sempre a mulher tem na cabeça dela cabelos suficientes para implantar na região afetada”, pontua Lemos, que elucida ainda que no caso de não haver uma quantidade mínima necessária, a alternativa é usar próteses. Quem tem cabelos suficientes para tirar de uma área e colocar na outra terá que desembolsar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil pelo procedimento cirúrgico. Uma novidade desse tipo de cirurgia é o implante com os fios longos. “Uma vantagem dessa técnica é que ela permite que os fios sejam colocados na mesma angulação e mesma curvatura dos já existentes, o resultado acaba sendo mais satisfatório”, constata Lemos.
1. MÁSCARA DE MEL E CANELA Você vai precisar de uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de canela. Misture os ingredientes e espalhe sobre o rosto. Deixe agir por alguns minutos e, na sequência, retire a máscara com água morna. A receita é particularmente eficaz para quem sofre com a acne no período menstrual. 2. LAVAGEM COM ALHO E SUCO DE LIMÃO Todo o cuidado é pouco quando se trata de usar limão sobre a pele. Se estiver exposta à luz – principalmente luz solar – você poderá sofrer verdadeiras queimaduras na pele, por isso procure utilizar essa receita com parcimônia e muita atenção. Basta cortar um dente de alho ao meio e passá-lo sobre a pele do rosto, deixando secar em seguida. Depois, espalhe sobre a pele uma ou duas colheres de chá de limão e aguarde durante 15 minutos. Por fim, lave o rosto muito bem com água e sabão neutro. 3. MÁSCARA DE IOGURTE PARA CONTROLAR A VERMELHIDÃO A receita é simples e descomplicada: basta espalhar iogurte natural sem açúcar sobre a pele e deixar a máscara agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, é só lavar o rosto com água. O iogurte refresca a cútis e, de quebra, ajuda a controlar a vermelhidão causada pela acne. 4. MÁSCARA NOTURNA DE PASTA DE DENTE O correto é optar por uma pasta branca, de preferência que não seja em gel. Aplique apenas sobre as áreas afetadas e durma com a máscara, retirando-a apenas na manhã seguinte, com a ajuda de um pano embebido em água morna. Atenção: qualquer sinal de reação alérgica deve ser seriamente levado em conta. Portanto, se sentir qualquer desconforto, retire a máscara imediatamente. 5. AZEITE DE OLIVA E AÇUCAR MASCAVO PARA HIDRATAR E ESFOLIAR Você vai precisar de um quarto de xícara de chá de azeite e um pouco de açúcar mascavo. A consistência a ser obtida é quase a de uma pasta, que você possa esfregar no rosto sem que escorra. Basta aplicar sobre a pele e realizar movimentos circulares, de modo a esfoliá-la. Em seguida, retire a mistura com água morna. Cuidado apenas para não utilizar o tratamento todos os dias, uma vez que o azeite hidrata a pele profundamente, podendo torná-la ainda mais oleosa. 6. ÓLEO DE COCO PARA HIDRATAR O óleo de coco é famoso por ser utilizado como um produto para emagrecer, mas essa não é sua única aplicação. Ele é também um hidratante poderoso, que pode ser usado sobre o rosto para diminuir o aspecto ressecado da pele. Como vem, normalmente, em forma de pasta, pode ser aplicado diretamente na pele, massageando suavemente. Retire-o em seguida.
Ao se olhar no espelho e dar de cara com os fios completamente sem vida, a primeira coisa que você pensa é: preciso fazer uma boa hidratação. Mas, o que a maioria não imagina é que os problemas podem ser variados e para cada um deles é preciso encontrar o tratamento especifico para resolver o mal pela raiz. E é exatamente nessa hora que a experiência do profissional entra em ação. Só depois de uma boa avaliação e feito o diagnóstico certo é que se deve adotar esse ou aquele procedimento. Os primeiros sinais que as madeixas dão de que as coisas não vão bem é a perda de vitalidade, ficando com o aspecto ressecado, o que leva a quebra dos fios. “Quando o fio está quebrando facilmente, com muita dificuldade de pentear, precisa de aminoácidos”, explica a hair stylist Lea Mendes, do salão Werner Coiffeur (RJ). Entre os principais danos, que encabeçam a lista de reclamações nos salões de beleza estão a falta de perda de nutrientes causada pelo excesso de alisamentos; o ressecamento decorrente de coloração; enfraquecimento por problemas hormonais, má alimentação e agressões externas; e a porosidade que leva ao surgimento dos frizz. Entre os três processos mais comuns para garantir cabelos macios e fortes estão: hidratação, reconstrução e cauterização capilar. Fique por dentro de cada uma delas. Menu de tratamentos para os fios Para os fios receberem a técnica certa para cada necessidade, conheça procedimentos que nutrem, hidratam, fortalecem e restauram o cabelo Hidratação na medida Quando o dano ainda não é tão profundo, as hidratações são as mais indicadas, ou seja, uma reposição de hidratantes externos para o fio que ajuda a devolver a maciez, o brilho e a sedosidade. BC Repair Rescue by Schwarzkopf Indicada para: todos os tipos de cabelos que apresentem falta de brilho e maciez ou dificuldade na hora de pentear. Como é feita: após lavar os fios normalmente, aplique o hidratante nos fios úmidos, massageando bem do comprimento até a pontas, envulvando as mechas com as mãos. Deixe agir e cinco a dez minutos e enxágue. Resultados: devolve as madeixas força, flexibilidade e brilho. Periodicidade: o tratamento pode ser realizado uma vez por semana para garantir o seu efeito. Hidratação Instantânea by Ponto 9 Indicada para: ideal para as melenas ásperas e sem vida para quem quer mais sedosidade e brilho intenso. Como é feita: lave os cabelos com Purifying Shampoo, enxaguar bem e repetir a operação. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique o Intensive Care, enluve os fios e depois penteie-os com um pente fino para polis as cutículas. Massageie por cinco minutos, aguarde mais dez e depois enxágue. Para finalizar, passe o Dry Leave-in, em uma pequena quantidade para escovar ou cachear. Resultados: essa técnica consegue proporcionar hidratação profunda e proteção contra o ressecamento de outros processos químicos. A linha também equilibra o pH dos cabelos, deixando-o hidratados, soltos e brilhantes. Periodicidade: o recomendado é fazer quatro aplicações a cada dez dias para garantir que o visual sempre bonito. Plástica de argila by Cadiveu Indicada para: madeixas que ficaram danificados pelos processos químicos e principalmente para as coloridas. Como é feita: lave o cabelo com Shampoo Revitalizante e enxágüe. Aplique a Máscara Plástica de Argila e espalhe com o pente de forma homogênea nos fios. Não enxágüe. Aplique o Fluido Finalizador e penteie novamente. Deixe agir por 15 minutos e enxágüe. Aplique novamente o fluido finalizador e seque o cabelo como de costume. Resultados: reconstrução intensiva dos cabelos, deixando-os renovados, profundamente nutridos, saudáveis, macios e luminosos. Periodicidade: três aplicações com intervalos de 15 dias entre cada uma das sessões. Reconstrução, já Estamos falando em devolver a força dos fios. Para realizar esse procedimento é essencial que os produtos contenham queratina, considerado o único componente capaz de reestruturar a fibra capilar. Shitake Capilar by Ophicina do Cabelo Indicada para: fios desnutridos e que perderam proteínas. Como é feita: comece fazendo a higienização do couro cabeludo para auxiliar na melhora da oxigenação. Em seguida, aplica-se a ampola de Shitake, que possui proteínas, vitaminas e minerais, com forte ação oxidante. Em seguida, enxágua e usa um leave-in de caviar, tornando a fibra capilar mais resistente aos danos comuns aos fios. Resultados: melenas mais fortes, com brilho e sedosas. Periodicidade: indicado fazer cinco sessões, toda semana. Hidro-Reconstrução Termo Ativada by Revlon Indicada para: ideal para cabelos extremamente ressecados ou danificados que estejam quebradiços ou com pontas duplas. Como é feita: lave o cabelo com o Hydra Rescue Shampoo. Depois de enxaguar, seque bem com uma toalha. Aplique o tratamento mecha a mecha com a ajuda de um pincel e envolva os fios com papel alumínio. Após a retirada do papel, pranche e dê uma pausa de cinco minutos. Enxague com água morna e para finalizar aplique algumas gotinhas do Brilliant Hydra Elixir, um serum protetor rico em anti-oxidantes que protege o cabelo do calor do secador. Resultados: o cabelo fica extremamente hidratado, macio, leve, revitalizado e com muito brilho. Periodicidade: o recomendado é refazer a técnica de uma a duas vezes por mês, dependendo do dano. Linha Keratina by Vizcaya Indicada para: cabelo com aspecto ressecado e poroso. Como é feita: após lavar os cabelos com o Shampoo Keratina, aplique 1/3 do frasco de Keratina Líquida ao longo dos fios, massageie por 2 minutos e enxágüe. Em seguida, aplique o Condicionador Keratina. Massageie por 2 minutos e enxágüe novamente. Para um melhor resultado, passar um pouco do Finalizador Keratina Vizcaya na palma das mãos e espalhe ao longo dos fios, mecha por mecha. Em seguida, modele com secador e escova até que estejam completamente secos. Resultados: com cinco aplicações a linha reconstrói totalmente a estrutura dos fios, enfraquecida pela perda de queratina, repondo gradualmente os nutrientes necessários para o fortalecimento dos fios. Periodicidade: Em fios muito danificados, uma vez por semana. Nutrição essencial Depois de muitos procedimentos químicos é normal que as madeixas percam nutrientes. Para devolver essas importantes substâncias para a vitalidade dos cabelos, aposte em tratamentos profundos. Hidratação de Monoi by Crystal Hair Indicada para: cabelos que passaram por muitas químicas. Como é feita: primeiro lave as melenas com o xampu à base de manteiga de Monoi do Tahiti. Deixe agir por cinco minutos e enxágue bem. Em seguida, passe o condicionador e por fim a máscara de hidratação. Finalize com os produtos que sejam compatíveis com óleo de coco e vitamina E. Resultados: madeixas com muito mais brilho e força. Periodicidade: toda semana, somando cinco sessões. Nutrição Açai by Beox Indicada para: ideal para cabelos porosos e com fissuras causadas por fatores externos como sol, piscina e chapinha. Como é feita: lave com o Nutritive Shampoo. Após o enxágue aplique a Mask Restore e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e passe o Gloss Térmic, sem enxágue. Finalize com uma escova. Resultados: garante a reposição total dos lipídios perdidos, até mesmo nos fios mais danificados. Periodicidade: a cada três meses, em média. Reconstrução Capilar Midollo di Bamboo by Alfaparf Indicada para: mulheres com cabelos agredidos por colorações e alisamentos permanentes que precisem de mais nutrição. Como é feita: primeiro lave os fios e depois de enxaguar retire o excesso de água com uma toalha. Aplique o Creme Pró-Concentrate, mecha a mecha e deixe agir por oito minutos, com o auxilio do secador. Enxague e passe a ampola Renal Lotion. Não enxágüe, passando por cima o finalizador Repair Daily. Resultados: rico em extrato de bambu, proporciona mais flexibilidade, elasticidade e saúde as melenas. Periodicidade: tudo vai depender da necessidade do cabelo, mas pelo menos uma vez por mês. Força na peruca Quando os fios começam a quebrar demais e até mesmo a cair está na hora de investir em tratamentos que devolvam a força e a elasticidade, ocasionadas por agressões químicas e externas. Tratamento de Orquídea by Werner Coiffeur Indicada para: fios enfraquecidos com problema de quebra. Como é feita: comece com o uso do xampu (da linha Brilliance, da Wella). Em seguida, aplique o condicionador. Após enxágüe, use a máscara que fortalece e sela bem as cutículas, à base de pó de diamante e extrato de orquídea, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem. Resultados: madeixas fortes, com maciez e muito mais brilho. Periodicidade: o ideal é fazer quatro sessões, a cada quinze dias. Plastic Repair Quick by Mac Paul Indicada para: Para o fortalecimento dos fios, melhora a elasticidade, repõe a parte hídrica dos fios. Como é feita: Lave com Shampoo Preparador, por duas vezes e enxágüe. Borrife Nanocomplex em todo cabelo, seque com secador, em seguida aplique o Repositor Hidrolipídico. Deixe agir por 15. Enxágue e borrife o Selante, escove e pranche. Resultados: fios com mais força e elasticidade. Periodicidade: vai depender do dano de cada cabelo, mas pode ser feita a cada 15 dias para um bom resultado.
quinta-feira, 20 de junho de 2013
PROTEÇÃO CONTRA O SOL O dermatologista Cláudio Mutti explica que o sol provoca pontas duplas porque agride especificamente a proteína ceramida, responsável pela união das camadas dos fios. "Por consequência, o fio não reterá água e o resultado será um cabelo ressecado, sem brilho e com pontas duplas", explica. Para evitar o dano, invista em cremes sem enxágue com protetor solar, que diminuem o risco de pontas duplas.
FINALIZADORES COM SILICONE Segundo o dermatologista Cláudio Mutti, o silicone disfarça as pontas duplas pois atua como uma cola, unindo as escamas da cutícula. Usado depois da escova, o finalizador com silicone cria uma barreira protetora, controla o frizz e dá muito brilho. Porém, o silicone não é um hidratante e nem funciona como tratamento e, se usado antes da chapinha, pode 'fritar' o cabelo e deixá-lo menos saudável.
PRODUTOS QUE SELAM TEMPORARIAMENTE As pontas duplas podem ser seladas temporariamente, mas não é possível regenerá-las definitivamente. Os produtos mais modernos à venda no mercado contêm polímeros na composição e carregam partículas positivas e negativas, formando um gel. As cargas positivas do gel se ligam às cargas negativas da ponta dupla, essa união sofre uma contração enquanto o cabelo seca, o resultado é uma melhora do aspecto das pontas duplas. Abandonar o uso desses produtos implica na volta das pontas duplas, eles vão saindo conforme se lava o cabelo.
UM CORTE MINUCIOSO Em alguns salões é possível fazer o corte "remake", que acaba somente com as pontas danificadas de qualquer tipo de cabelo. Aliás, ele foi criado justamente para encorajar as mulheres que desejam manter as madeixas longas. Este corte é feito com uma tesoura bem afiada nos cabelos secos para garantir que somente as pontas duplas sejam eliminadas. O profissional faz uma espécie de trancinha e retira apenas as pontinhas detonadas que estão ao longo dos fios. O trabalho, por ser minucioso, pode demorar até 40 minutos e não altera o corte de cabelo anterior, ou seja, se você não gosta da aparência desfiada nem precisa se preocupar.
UM CORTE QUE Ñ TIRA O COMPRIMENTO Se você foge das tesouras, porque tem pavor de diminuir o tamanho das madeixas ainda que esse seja o preço por um cabelo livre das pontas duplas, saiba que há o corte em que a perda de comprimento é mínima. Posicionando a tesoura paralelamente aos fios é possível fazer um corte de cabelo que diminui as pontas duplas sem perder comprimento. Kauê de Souza explica a técnica: "a tesoura entra na mecha na posição vertical e, com isso, diminui o comprimento de apenas alguns fios - principalmente aqueles que já estão mais curtos em função do dano, e retira parte das pontas duplas", explica. "No entanto, o comprimento, no geral, continua o mesmo". Dependendo da quantidade de pontas duplas, o cabeleireiro cortará mais ou menos cabelo. Kauê lembra que a conversa e confiança entre profissional e cliente são fundamentais para que o corte funcione. "A partir do diálogo, é mais fácil tomar uma decisão eficiente na redução das pontas duplas e na satisfação pessoal".
HIDRATAR EM CASA Pouco vai adiantar tratar no salão se você não der continuidade ao cuidado em casa. Cabelos ressecados, propensos à formação de pontas duplas, precisam de hidratação a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. "Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor", afirma o cabeleireiro Thiago Mendes Soares, do Cat´s Cabelereiros, em São Paulo. "A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios".
PROCEDIMENTO DE SALÃO. As fãs do secador e da chapinha e as adeptas à escova progressiva, luzes, tintura e outras químicas, precisam de tratamentos específicos, feitos no salão, para evitar as pontas duplas. O cabeleireiro visagista Kauê de Souza, do Monde K Coiffeur, em Guarulhos, conta que os tratamentos mais indicados são os que têm por objetivo reconstruir a massa capilar, como a cauterização e a reconstrução. "Existem diversos nomes comerciais para esses tratamentos, o ideal é pedir ao cabeleireiro a reconstrução da massa capilar e ele saberá qual é o melhor tratamento para você", recomenda. "Além de devolver aos fios as proteínas perdidas, esses tratamentos devolvem às madeixas sua umidade natural, fazendo uma hidratação profunda".
Pontas duplas, triplas, quádruplas. As extremidades dos fios podem se abrir em tantas partes que às vezes não dá nem para contar. O dermatologista Cláudio Mutti, especialista em estética médica pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética, conta que o problema acontece devido à fragmentação da cutícula do cabelo, a parte externa do fio. O fio de cabelo é dividido em camadas, de dentro para fora, elas estão divididas em: medula, córtex e cutícula. As três camadas são unidas e seladas por meio de proteínas e da gordura natural dos fios. "No entanto, danos externos - como tratamentos químicos, secador, chapinha e sol - destroem as proteínas, causando a abertura das escamas da cutícula, deixando a estrutura interna exposta", conta o especialista. Para consertar o estrago a melhor opção continua sendo a tesoura. Mas há quem morra de medo que o corte seja mais radical do que o desejado. Se você se encaixa nesse grupo, saiba que existem outras opções. Algumas são para disfarçar o problema, outras para evitar que ele apareça. Coloque-as em prática e deixe seu cabelo crescer leve, solto e livre das pontas duplas.
terça-feira, 18 de junho de 2013
Um dos pontos mais fortes de sensualidade da mulher são os cabelos, eles além de dar uma aparência diferente ao rosto ele ainda protege o nosso crânio de raios solares e outros males. Os cabelos são motivos de muito ciúmes da parte da mulher, assim como as roupas os cabelos também entram na moda. A décadas e séculos os cabelos e seus cortes tem sempre mudado. Para as mulheres o cabelo é motivo de muitas preocupações e cuidados redobrados, hidratações, cortes e cuidados com o sol. Gastamos dinheiro para deixá-lo a nosso gosto, cores e formas variadas.Porém um dos maiores problemas que atingem além da baixo estima mais também os cabelos, são aqueda de cabelo feminino. Isso traz uma grande preocupação a mulheres brasileiras. A queda de cabelo consiste também em uso excessivo de químicas no couro cabeludo, isso faz com que os cabelos fiquem fracos e caiam ou ate quebrem. Uma das causas que podem afetar a queda de cabelo também pode ser emocional, no caso o estresse no qual pode também desenvolver outros problemas e se transformando em uma bola de neve. Uma das queixas freqüentes da mulheres é a falta de crescimento do cabelo após a gravidez. A quantidade de cabelo a cair por dia é igual a 100 fios ou menos. Primeiramente quando você identificar a queda excessiva de cabelo procure um dermatologista para fazer uma analise ou até uma terapia capilar. O dermatologista irá analisar qual a causa do seu problema e então te aconselhar ou receitar remédios especialmente para a solução deste problema. A anemia e infecções hoje em dia também pode ser a causa da queda de cabelo. Para tratar a queda de cabelo você pode tomar medicamentos estimulantes para o crescimento capilar ou fazer tratamentos a base de laser, que estimula a circulação sanguínea da cabeça e fazendo assim que o cabelo cresça novamente no cabelo. Alguns shampoos especiais podem ajudar na queda capilar, principalmente quando alguns deles são formulados especialmente para isso.
Em 2013 as franjas estão com tudo e são tendência. Aposte nas franjas e tenha um visual jovem e cheio de estilo. ROSTO OVAL: A forma mais harmoniosa para o rosto é a oval. Por isso, todos os cortes de cabelo – incluindo as franjas – devem ser pensados de modo que “ovalizem” o rosto, para que dêem a distância ideal entre os pontos entre a testa e o queixo e entre as duas laterais. Por isso, o rosto oval é o único que fica bem com qualquer formato de franja, sem restrições. ROSTO REDONDO: Neste caso deve-se tomar cuidado com a espessura da franja, porque ela vai abrir mais as laterais de um rosto que já é largo. O ideal é deixá-la rala e preservar cabelo nas laterais para fazer a moldura e suavizar a largura do rosto. As franjas diagonais caem melhor nesse tipo de face, já que as retas realçam o horizontal e deixam o rosto ainda mais largo. ROSTO RETANGULAR: O maxilar sobressalente pede cabelos longos, de modo que possam cobrir a linha do rosto na parte de baixo e na linha da bochecha. Como o rosto retangular é mais comprido a franja reta e espessa é a pedida ideal. ROSTO TRIANGULAR: Em um rosto triangular, em que o queixo é alongado, pode-se trabalhar com uma franja mais espessa, mais os fios embaixo não podem ser retos e compridos, o cabelo deve ser bem repicado para disfarçar o queixo mais pontudo. ROSTO QUADRADO: é o único em que franjas não são aconselháveis. Isso acontece porque para fazer a “ovalização” deve-se conservar os pontos da testa e do queixo, mantendo fios longos.
Onde encontramos vitaminas para queda de cabelos? Primeiramente deve se saber qual o fator que está causando a queda de cabelo e assim poder fazer uma avaliação para programar uma dieta saudável e rica em vitaminas que você esteja precisando. Isto deverá estar de acordo com a necessidade nutricional de cada indivíduo, considerando-se sexo, idade, atividade física, atividade profissional, horas de sono, etc. Cuidados necessários para evitar a queda Mas, além de toda esta observação você deve ficar atenta com seus cabelos, pois ele precisa de nutrientes e muita água. Quando estes cuidados são deficientes seu cabelo irá ficar desnutrido, quebradiço, sem brilho e danificado apresentando anomalias na estrutura do fio de cabelo e fazem com que as cutículas fiquem abertas e o fio de cabelo acaba por cair. Para isso não acontecer procure por produtos que já contém vitaminas, que estão nos shampoos, cremes e ampolas de vitaminas. Mas nada como uma boa alimentação saudável e rica em vitaminas para suprir as necessidades do nosso corpo e do nosso cabelo. Outro fator é para quem deseja emagrecer e faz dieta líquida, mas que pode ter baixa caloria e pode danificar o seu cabelo temporariamente ou mesmo definitivamente, dependendo dos seus genes. Vamos passar algumas dicas importantes para que você possa cuidar melhor de seu corpo para que reflita em seus cabelos e fiquem saudáveis. Vitaminas e produtos que ajudam prevenir a queda de cabelo Invista em poli vitamínicos que você encontra vitaminas como Centrum (Vitaminas de A/Z), Emulvit (poli vitamínicos), FDC Hair, que é um complexo vitamínico rico em vitaminas (biotina, ácido pantotênico, inositol, vitamina A. Outras vitaminas do Complexo B) e minerais (ferro, zinco, iodo etc.) fortalecem os cabelos evitando a sua queda precoce, deixando-os saudáveis. Ácido Pantatênico ou Vitamina B5; Encontrado encontrada na carne de fígado, milho, abacate, frango, ovos, leites e cereais. Ômega 3; É essencial para prevenir que o cabelo se torne seco e quebradiço. As melhores fontes são: peixes gordos como salmão, atum, cavala, sardinhas, linhaça e nozes. Vitaminas do Complexo B; são vitaminas hidrossolúveis, ou seja, se diluem nos líquidos do organismo e seu excesso é eliminado pela urina. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina B6: banana, batata, uva passa e cereais integrais. Vitamina B (biotin); É uma vitamina muito importante para parar a queda de cabelo. As melhores fontes são: levedura de cerveja, trigo, lentilhas, sementes girassol, soja e nozes. Observação: Evite o consumo de ovos fritos, pois ovos fritos contêm uma substancia que inibe a absorção da vitamina B (biotin). Antioxidantes, mais popularmente conhecido como vitamina A, C e E. Estas vitaminas são geralmente tomadas para ter uma pele mais bonita além de promover uma pele mais saudável. Evita a queda de cabelo e estimula o crescimento dos fios. Ajuda a eliminar as toxinas do organismo além de estimular o sistema imunológico. Zinco; Mineral importante como estimulante do sistema imunológico, presente nas carnes e frutos do mar; Ferro; Mineral importante na nutrição humana, pois participa da formação da hemoglobina componente das hemácias. Apresenta-se nos seguintes alimentos: carne bovina, fígado, atum, lentilha, feijão, espinafre. Alguns alimentos melhoram a absorção de ferro no organismo: laranja, kiwi, acerola. Proteínas; São nutrientes compostos por aminoácidos, sua menor fração, e dentre muitas de suas funções apresenta a função estrutural e de manutenção e reparo dos tecidos. São fontes de proteínas os seguintes alimentos: ovos, leite, carnes, aves, peixes, frutas, vegetais e grãos. Cuide-se bem. Vá ao nutricionista para que ele possa lhe passar uma dieta rica e fortalecer seu corpo e cabelos. Conteúdo: cabelosfamosos.com.br
O tal Lauril éter sulfato de sódio é um tipo de sal bastante utilizado em xampus, detergentes e alguns tipos de cosméticos. A substância possui alto poder desengordurante e é também quem gera a espuma quando esfregamos os cabelos, no caso do xampu. Com o surgimento dos comentários acerca da ação prejudicial desta substância para os fios, muitas marcas apostaram em fórmulas livres de sal, mas isto nem sempre é verdade. O sal não faz mal como muitas pessoas afirmaram e sua ausência também não gera nenhum benefício. Tudo depende do seu tipo de cabelo e pele. A única coisa que podemos afirmar é que o excesso de sal pode gerar a desidratação dos fios e até mesmo do couro cabeludo, o que pode ser desvantajoso para quem os possuem sensíveis. Se você tem os cabelos frágeis e secos, o melhor mesmo é optar pelas fórmulas que possuem quantidade menos de sal. Mas no caso das pessoas com os cabelos oleosos, as fórmulas com sal podem ser bastante indicadas, pois retiram o excesso de óleo da raiz e comprimento dos fios. Conteúdo: todaperfeita
Mas, será que é possível reverter as marcas do tempo e voltar a ter uma pele de pêssego? De acordo com a dermatologista Sandra Tagliolatto, as inovações tecnológicas têm auxiliado as mulheres a conquistar esse ideal de beleza. Entre os dermatologistas, uma tendência forte para os tratamentos de pele é o uso do ultrassom, método antigo já utilizado em procedimentos pós-cirúrgicos e corporais. No entanto, o laser ainda ocupa lugar garantido entre os tratamentos faciais e aparece como um dos mais usados para eliminar manchas, principalmente as deixadas pelo abuso do sol. Segundo a dermatologista Mônica Felici, que participou do último Congresso Americano de Dermatologia de San Diego, a procura por técnicas cada vez menos invasivas e com foco na prevenção dos sinais de envelhecimento da pele estão aumentando dia a dia, o que estimula as pesquisas em busca de equipamentos capazes de retardar o envelhecimento da pele. Uma das novidades que deve chegar ao Brasil no próximo mês e é apontado com a nova febre em todo o mundo é o Ulthera, que promove um lifting facial quase que imediato. “A Ultherapy é uma nova tecnologia de ultrassom indicada para flacidez de face e pescoço, ou seja, promove efeito lifting melhorando o contorno facial. Ela atua de maneira diferente de outras tecnologias já existentes. Promove aquecimento numa profundidade que nenhum outro equipamento atinge”, explica a médica. Com sessões bastante espaçadas, uma sessão a cada seis meses, o tratamento tem suas contraindicações e não pode ser usado por gestantes e pacientes com alguma doença de pele no local da aplicação. Outro procedimento que ganhou destaque durante o congresso foi o Clear & Brilliant, que tem sido apontado pelos especialistas como uma proposta diferente para tratamento facial. Trata-se de um laser de diodo fracionado 1440nm que melhora o tônus e o brilho da pele. Não é agressivo, não tem downtime (tempo de recuperação do paciente) e pode ser indicado para paciente que já fez laser ou tratamentos como botox e preenchimento, mas quer continuar a tratar a pele de forma preventiva ao envelhecimento. “O tratamento é ideal para prevenção do fotoenvelhecimento em pessoas mais jovens ou manutenção dos resultados para peles mais envelhecidas”, afirma a médica. Para as mulheres que sofrem com os poros dilatados, o Genesis Plus, laser de luz micropulsada, trata a maioria das alterações da pele, deixando-a renovada. “Devido ao aquecimento da derme, ocorre uma estimulação na produção do colágeno, o que leva à atenuação dos poros dilatados e das rugas finas. O resultado é uma melhora geral na textura da pele”, esclarece Sandra completando que este tipo de laser não-ablativo pode ser aplicado na face, pescoço, colo e mãos. “Recentemente, ele começou a ser utilizado, com resultados consideráveis, também no tratamento das unhas, que apresentam alterações de texturas, como as estrias ungueais, descolamentos e micoses”, completa. A médica ainda afirma que os cuidados diários com a pele potencializam e prolongam o resultado e dá a dica: “o uso de filtro solar adequado ao tipo de pele, com produto para diminuir a oleosidade excessiva, hidratantes e/ou de antioxidantes, são os principais aliados para se conseguir uma pele de pêssego”. Por Paula Perdiz
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Ter o prazer de se olhar no espelho e ver que aquelas gordurinhas simplesmente desapareceram da noite para o dia é o desejo de muitas mulheres. Só que a lipoaspiração não funciona com um passe de mágica. O pós-operatório é bem doloroso e o resultado demora meses para ser visto, sabia? Para esclarecer de vez as dúvidas sobre este tratamento estético tão cobiçado pelas mulheres que não abrem mão de ter um corpo perfeito, o cirurgião plástico Ruben Penteado, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo, selecionou oito informações essenciais que toda paciente que pretende fazer lipoaspiração precisa saber: 1. Lipoaspiração não faz você perder peso.Se você achava que o ponteiro da balança ia despencar depois do procedimento, é bom rever seus conceitos. A lipoaspiração tem como objetivo a melhora do contorno corporal através da remoção de limitadas quantidades de gordura localizada. A meta primária não é a perda de peso. 2. O procedimento só remove gorduras localizadas. Sabe aquelas sobras debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal, que são difíceis de eliminar apenas com exercícios físicos? O procedimento serve para isso. Caso você tenha uma preguiça enorme de malhar e pensa em retirar excessos de gordura com lipo, atenção: “Isso só seria possível se, mesmo com vida sedentária, o peso estivesse próximo ao ideal e com pequenas quantidades de gordura localizada. Mesmo assim, com este estilo de vida, a perda do resultado em pouco tempo é muito mais provável”, diz Dr. Ruben. 3. Há um limite de gordura a ser retirada. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, só pode ser retirada de 5% a 7% do peso corporal original. Portanto, se a quantidade de gordura em excesso que você possui no corpo está acima de 10%, saiba que o resultado da lipoaspiraçãonão será satisfatório. 4. A lipoaspiração pode ser úmida ou seca. A úmida é aquela em que o cirurgião injeta substâncias como soro fisiológico, adrenalina, anestésico ou outros compostos no local a ser aspirado. Na seca, não há esta infiltração prévia. Recomenda-se a úmida para áreas maiores, pois oferece um menor sangramento. Mas são a preferência e a experiência do cirurgião que vão prevalecer na escolha da técnica. Na úmida o médico pode retirar até 7% do peso corporal do paciente. Na seca, o limite é de 5%. 5. O resultado não aparece do dia para a noite. Toda cirurgia provoca algum trauma nos tecidos, causando um processo inflamatório no local com edema (inchaço). O desaparecimento desse inchaço e a reacomodação da pele podem demorar uns 30 dias. Por se tratar de um tecido mole, a gordura, cuja drenagem natural é mais demorada, o resultado final que se vê após este processo é mais tardio, em geral de quatro a seis meses. Drenagens linfáticas manuais no pós-operatório ajudam no processo. E o resultado definitivo é percebido somente após seis meses e, em alguns casos, um ano, após a lipoaspiração. 6. Lipoaspiração não elimina flacidez. Por esse motivo o bom resultado do procedimento depende da pele do paciente, que deve ser elástica. Só nessas circunstâncias, após a retirada de gordura, a pele se retrai e se acomoda na região. “A flacidez de pele em abdômen, pernas, braços e mamas só pode ser tratada através da remoção cirúrgica do excesso. A lipoaspiração em áreas com muita flacidez local deve ser realizada com muito critério, sob o risco de piora do problema”, alerta Dr. Ruben. 7. Após a lipoaspiração o paciente até pode se descuidar e engordar, mas só um pouquinho. Pequenos aumentos de peso serão distribuídos por todo o corpo. Mas se uma paciente de 55kg aumentar mais que 10% de seu peso, dependendo de sua altura provavelmente estará descontente com sua silhueta. Portanto, a lipoaspiração deve sempre ser acompanhada de bons hábitos, para que seus resultados sejam potencializados e duradouros. “A região lipoaspirada melhora o contorno corporal. Por isso, se houver um aumento de peso, pequeno ou moderado, não ocorrerá perda do resultado” diz Penteado. 8. O pós-operatório é dolorido sim! Cada mulher reage de modo diferente à dor, mas, segundo o especialista, todas as ex-operadas declaram que sentiram dor, que fica mais perceptível no dia seguinte, quando o efeito da anestesia passa. “Prepare-se para uns 15 dias de incômodo, mas saiba que os cirurgiões costumam indicar analgésicos durante o período”, finaliza Dr. Ruben.
DICAS PARA EVITAR INFECÇÃO GINECOLÓGICA Todo mundo sabe que manter uma boa higiene é uma maneira bastante eficiente de evitar doenças. A regra também é válida no caso de infecções ginecológicas, sendo bastante recomendado manter adequada limpeza, principalmente após urinar ou defecar. Outra regra importante é nunca passar o papel higiênico de trás para frente, pois essa medida acaba transferindo os microrganismos do aparelho gastrintestinal para o genital, que é bem mais delicado; Apesar de a higiene íntima ser uma medida importante, é necessário ressaltar que a realização de duchas vaginais podem ser prejudiciais, pois favorecem a contaminação interna por agentes anteriormente localizados fora da vagina. Ainda sobre os hábitos de limpeza nada saudáveis, é preciso lembrar que usar produtos de higiene íntima em excesso pode causar irritações vaginais e facilitar infecções por alterar o pH da região e quebrar o equilíbrio da flora vaginal; Locais úmidos criam o ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos. Por isso é preciso manter os genitais sempre secos, especialmente após os banhos de chuveiro ou piscina;
Além da hereditariedade, há uma série de hábitos que podem acelerar ou retardar o caimento natural, que vão desde fumar e perder peso até tomar sol. Confira o que especialistas recomendam para ter seios mais firmes e empinados, e desbanque alguns mitos, como o de que amamentação faria o peito ficar “caído”. Amamentação A afirmação de que amamentar faz as mamas caírem é controversa. Uma pesquisa da Universidade de Kentucky, nos EUA, por exemplo, indica que o aleitamento não necessariamente aumenta a flacidez. O cirurgião Romeu Frisina explica que, durante a amamentação, ocorre um aumento da glândula mamária com produção e acúmulo de leite, aumento do tecido gorduroso e consequente estiramento da pele. “Com o término deste período, poderá haver uma involução da estrutura mamária e da pele, ou seja, uma atrofia que pode apresentar graus diferentes, podendo apresentar mais ou menos flacidez”, afirma. Tabaco: cuidado com ele! O mesmo estudo da Universidade de Kentucky aponta que o vilão da saúde dos seios pode ser o tabaco. Segundo os pesquisadores, há substâncias do fumo que quebram a proteína elastina, que forma as fibras elásticas da pele e é responsável por deixá-la firme e saudável. “Tanto o tabaco como o álcool são prejudiciais, pois alteram a circulação sanguínea e os níveis de oxigênio que chega aos tecidos, o que faz com que o metabolismo das glândulas e da pele da mama fique prejudicado”, conta Romeu Frisina. O uso do sutiã é dispensável? Nem sempre. Como o efeito da gravidade favorece a queda das mamas, mulheres com seios muito grandes podem se beneficiar da sustentação fornecida pelo uso do sutiã. O uso dessa peça íntima durante o sono, no entanto, não é um fator importante para a prevenção da flacidez. “É desnecessário dormir com sutiã, a não ser que a mulher tenha as mamas grandes e sinta-se mais confortável ao dormir com ele”, afima Romeu Frisina. Frutas e verduras no cardápio É preciso variar a alimentação com boas fontes de nutrientes que ajudam na produção de colágeno e elastina, proteínas que dão sustentação à pele e evitam a flacidez. “Uma dieta balanceada é importante para saúde como um todo e influencia a pele também”, afirma a dermatologista Juliana de Andrade, de São Paulo. Alimentos com vitaminas A e C, cobre, zinco e cálcio são boas opções. Já alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples devem ser moderados, pois podem acelerar o processo de envelhecimento da pele. Excesso de sol A exposição solar é importante para deixar a pele saudável ? mas desde que com moderação. “A radiação ultravioleta acelera o processo de degeneração das fibras colágenas e pode influenciar negativamente a flacidez”, alerta a dermatologista Juliana Andrade. A recomendação da dermatologista Ediléia Bagatin, da Unifesp, é evitar exposições muito longas e em horário de sol forte (das 10h às 16h), além de passar protetor solar diariamente nas partes expostas do corpo, incluindo os seios. Corrida e outros esportes “Oriento as minhas pacientes a usarem um top bem justo quando praticam este tipo de esporte, bem como outras atividades físicas”, alerta o cirurgião plástico Romeu Frisina. O balanço dos seios ao correr força as estruturas de sustentação das mamas, o que pode provocar flacidez se a intensidade do exercício for acentuada. Cuidado com a perda de peso Perder muito peso ou emagrecer e engordar a toda hora – o famoso “efeito sanfona” – pode prejudicar a elasticidade da pele. “As mamas também têm tecido gorduroso, que aumenta quando a mulher engorda e diminui quando ela emagrece”, conta Romeu Frisina. Se esse estiramento da pele for muito brusco ou frequente, pode destruir as fibras elásticas. “Com isso, a pele não retrai mais e fica fina, frouxa e distendida, assim como os ligamentos que seguram a glândula mamária, que ficam alongados e frouxos, resultando na flacidez”, esclarece
A médica alerta que as pessoas com pele seca sofrem mais, mas as que possuem a cútis oleosa também devem ter cuidado com a água muito quente, já que, ao detectar a retirada da oleosidade necessária, o organismo acelera a produção de sebo, piorando a oleosidade e predispondo ao aparecimento de cravos e espinhas. Segundo Carolina, o ideal é tomar banho com água morna e não demorar muito. Usar sabonetes suaves, como os de glicerina e os próprios para bebês, também é outra recomendação. É sempre com evitar produtos muitos perfumados e coloridos, pois possuem maior potencial irritativo e alergênico.
GÊMEOS 20/05 a 20/06 Esta é uma semana crucial nesta que é a sua lunação de ano novo: a lua crescente é tempo de adicionar fermento à massa para fazê-la crescer. Amor O grande dia de sorte do ano será na terça (18), quando Sol e Júpiter se encontram em seu signo. Isso pode te favorecer em muitos sentidos, inclusive o afetivo. Trabalho Sábado (21) é Solstício de Inverno, quando o Sol ingressa Câncer, o signo que rege a sua produtividade. Aí terá início um período de realizações materiais.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Megan Fox (Foto: Getty Images) Megan Fox surtou em um salão depois que a aplicação de uma tintura deu errado e o cabelo da atriz começou a cair. Segundo a revista "Star", a atriz escolheu um colorista diferente do seu habitual e assim que o processo começou o cabelo reagiu mal à mistura: "O cabelo dela começou a cair aos tufos. Ela ficou histérica pelo salão. Eu nunca vi alguém tão chateada em toda a minha vida. Foi muito triste", disse uma fonte da revista. Ainda segundo a fonte, a atriz precisou colocar megahair debaixo do cabelo que sobrou: "Ela ficou superconstrangida e não quer que ninguém saiba do ocorrido", completou a fonte. Atualmente, Megan está filmando o longa "Tartarugas Ninjas", em que vive April O'Neil. Ela apareceu no set com os cabelos em tom avermelhado.
Na hora do aperto, É dos carecas que elas gostam mais”. Enfim, estudiosos parecem ter descoberto o motivo pelo qual essa marchinha de carnaval fez muito sucesso e o porquê de boa parte das mulheres preferirem os homens carecas. + Confira todos os benefícios em ser careca Investigações anteriores sobre o que tornava um homem atraente a uma mulher se focavam muito na testosterona. Esse hormônio masculino é ligado a traços faciais (mandíbulas maiores e sobrancelhas mais pesadas), além de associado a melhor saúde em longo prazo. Do ponto de vista evolutivo, fazia sentido que a mulher ache os homens com altos níveis de testosterona mais atraentes. Mas não foi o que a pesquisa concluiu. Elas inclusive veem tais caras com desvantagens a longo prazo: por exemplo, os caras do tipo “machões” (bad boys) podem ter um estilo de vida mais relaxado e garanhão, ou podem ser maus pais. Portanto, o estudo recente se focou no hormônio cortisol. A persistência de elevados níveis de cortisol pode suprimir o sistema imunológico, e também a função reprodutiva. Sendo assim, faz sentido que as mulheres prefiram homens com baixos níveis de cortisol – isto é, aqueles que não são estressados, mais calminhos. Em um estudo mais complexo, os cientistas recrutaram 39 jovens estudantes saudáveis, da mesma universidade, e mediram, a partir de amostras de saliva, seus níveis de dois hormônios: testosterona e cortisol. Logo em seguida, pediram a 42 alunas de outra universidade que listassem as imagens dos homens de acordo com sua atratividade, masculinidade e saúde. As mesmas estudantes olharam para as imagens compostas desses jovens homens, algumas na fase fértil do seu ciclo menstrual. As mulheres no seu período fértil acharam os homens com baixos níveis de cortisol (provavelmente mais calmos) mais atraentes. Pesquisas anteriores sugerem que quando as mulheres estão férteis, tendem a julgar eles a partir de características que melhor poderão beneficiar seus filhos a longo prazo. Por ser o nível de cortisol uma característica hereditária, os cientistas especulam que os homens com baixo cortisol possuem algo desejável que as mulheres procuram garantir para os seus descendentes, por exemplo, boa saúde ou uma resposta saudável ao estresse. Quando as mulheres não estavam na fase fértil do ciclo menstrual, os, rostos masculinos relacionados com níveis elevados de cortisol e testosterona, ou com níveis baixos de ambos os hormônios, foram avaliados como mais atraentes do que faces associadas a níveis elevados de um e baixos do outro. Estudos anteriores dizem que, fora do seu período fértil, as preferências das mulheres tendem para homens que se revelem um bom parceiro em longo prazo. Por exemplo, elevados níveis de testosterona e cortisol podem ser sinais de homens dominantes que serão bons provedores. E homens com baixos níveis de testosterona e cortisol podem indicar pessoas saudáveis.
Aeroporto de mosquito. Tobogã de Piolho. Tio Chico. Pouca telha. Bola de Sinuca. Se você já foi chamado de algum desses apelidos, seus problemas podem ter acabado. Uma pesquisa conduzida pelo dermatologista George Cotsarelis, da Universidade da Pennsylvania, conseguiu identificar a proteína responsável pela queda de cabelo. A vilã responsável pela calvice é a Prostaglandin D2 (PGD2), encontrada em alta concentração na áreas que apresentam calvice. A parte boa é que existem diversas substâncias que podem inibir a produção da proteína e os cientistas já estudam como criar shampoos e loções com estes ingredientes. A parte ruim, é que não se sabe se o cabelo voltará a crescer depois de aplicados os inibidores. A parte pior: você pode perder todo sucesso com a mulherada, afinal, não é dos carecas que elas gostam mais?
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Como escolher a cor do esmalte? Se você também tem dificuldade em escolher a cor do esmalte, essas dicas são um guia para acertar sempre. Mulheres são seres estranhos, que se ligam muito mais no universo da moda que os homens, embora eles também estejam cada vez mais pensando no visual. Enfim, o fato é que mulheres gostam de combinar – ainda que descombinando, às vezes – roupa, sapato, cabelo, maquiagem, bolsa e até a cor das unhas. Se você também tem dificuldade em escolher a cor do esmalte, siga as dicas abaixo para não errar nunca.
Unhas decoradas ou Nails Art resume-se a ummix entre arte e manicura e com a ajuda de pincéis bem finos, é possível mesclar diversascores de esmaltes com enfeites para as unhas ficarem com um toque de alegria, jovialidade e sensualidade. Não há a necessidade de muitos passos para conseguir bons efeitos, basta ter criatividade para usar as cores e com o tempo, é adquirido uma técnica única para o desenvolvimento de belas unhas decoradas. As técnicas podem ser aplicadas normalmente em extensões de unhas de porcelanaou de gel, mas também é possível aplicar em unhas normais, basta ter uma unha bem cuidada para torná-la um mural de arte.
Como todo mundo sabe unhas perfeitas é o sonho de qualquer mulher e quando elas estão esperando aquele encontro elas pensam em tudo inclusive nas unhas, os quais são detalhes que fazem toda a diferença. É algo que as mulheres mais gostam de fazer, afinal toda mulher adora se cuidar. As cores mais cobiçadas pelas mulheres é o verniz, o vermelho vivo, o preto, o azul BIC, verde bandeira e roxo. As unhas revelam tudo sobre uma mulher, pois se estiverem opacas, quebradiças, amareladas e sem brilho significa que a saúde delas não anda muito bem. É essencial mantê-las sempre bonitas e higienizadas e para ajuda nisso os esmaltes entram em ação. Além de deixar as unhas ainda mais bonitas os esmaltes tratam as unhas protegendo-as dos agentes químicos que ficamos expostos no nosso dia-a-dia deixando-as mais resistentes e saudáveis. Antes de fazer a unhas são necessários alguns cuidados antes mesmo de pintá-las como realizar o corte, lixar, polir e retirar somente o excesso de cutícula e somente depois disso e de uma passada de base pode-se passar o esmalte. Somente uma mão de base é suficiente para proteger as unhas tanto dos produtos de limpeza como também do próprio esmalte, pois a base aumenta a durabilidade do esmalte. Há também as bases fortalecedoras que ajuda as unhas das pessoas que possuem unhas descamadas e quebradiças. As bases que contém óleos hidratam as unhas e as cutículas. Logo depois de aplicar a base retire o excesso dos cantos e espere secar e logo depois passe o esmalte, mas antes de usá-lo lembre-se de agitar o frasco para evitar bolinhas, mas, além disso, evite locais com correntes de ar ou então lugares muito quente. Se aquele esmalte que você ama ressecou, jogue um pouco de extra-brilho. Jamais coloque acetona ou óleo de banana para amolecer o esmalte, pois isso o estraga. Quando for pintar comece a aplicar a primeira camada de esmalte do centro para as laterais e depois espere alguns segundos e passe a segunda camada, mas lembre-se que as camadas devem ser bem finas para maior durabilidade. Depois de tudo pintado limpe os borrados e depois finalize com uma camada de óleo secante. Para deixar a unha bem pintada passe extra-brilho de três em três dias, pois eles realçam a cor do esmalte e dá a aparência de unhas recém-pintadas. Na hora que for retirar o esmalte a melhor opção é o removedor de esmaltes, pois a acetona agride e resseca a película protetora da unha. Os fortalecedores são à base de queratina, pois evitam o ressecamento das unhas. Esmaltes escuros não fortalecem as unhas e os cintilantes não as enfraquece. O uso freqüente de esmaltes escuros mancha as unhas. A unha resseca com o uso freqüente de esmaltes, então é indicada que ela fique sem esmaltes por algum tempo para que ela seja lubrificada, cerca de uma semana é o ideal.
Use a criatividade e aposte nos adereços que mais combinam com seu estilo e com a ocasião para enfeitar as madeixas. Com a chegada do inverno, novas cores e acessórios também surgem, com eles as headbands e outros enfeites para cabelos chegam com tudo na nova estação. Mas nem todas as mulheres sabem usar esses acessórios que, no geral são super fáceis de compor um look mais descolado. Eles podem ser usados de várias maneiras, como por exemplo, em volta da cabeça, como faixas ou tiaras, basta soltar a imaginação e a criatividade, além de brincar com cores e texturas.Nada melhor também do que criar seus próprios adereços com tecidos e pedrarias. Uma dica é fazer uma trança com tecidos diferentes em cores e brilhos ou até mesmo com cordas. Você pode sobrepor flores de qualquer cor ou formato, veja qual mais combina com seu estilo e com a ocasião. Lembre-se que qualquer comprimento ou textura dos cabelos pode e deve usar os acessórios. Os efeitos são incríveis e super modernos, além de diferenciar o visual do dia a dia. O mais bacana é que esses acessórios são coringas na hora de arrematar o look para cabelos que precisam ser “domados”, por exemplo. Para os cabelos crespos ou mais volumosos, prefira faixas ou tiaras mais largas para domar o efeito frizz. Já os cabelos lisos e pesados pedem acessórios com texturas e cores como flores, pedrarias ou penas que podem ser usados amarrados atrás da cabeça ou de lado. Invente seu look! O comprimento dos cabelos não interfere muito no uso dos acessórios, mas vale lembrar que os cabelos compridos podem ficar ainda mais alegres com faixas para amarrar os cabelos num rabo de cavalo diferente e exclusivo, usando o acessório tanto como no rabo de cavalo alto como o baixo. Os cabelos curtos pedem acessórios menores e leves para não confundir ou deixar o visual carregado. Os acessórios para cabelos com pontos de luz (pedrarias brilhantes) ficam mais adequados para a noite, mas lembre-se de não carregar muito no glitter para a maquiagem ou no brilho de outros acessórios como brincos e colares. Para o inverno, as faixas largas podem ser usadas na cabeça por cima das orelhas, que também protegem os ouvidos do frio e do vento. Se preferir esse adereço, escolha faixas longas e deixe-as caídas tanto na parte frontal do corpo quanto para trás. Vale a pena usar um brinco de destaque e deixar a roupa mais “clean”, sem golas altas ou echarpes. Inspire-se nas estrelas do cinema e da TV. Os desfiles de moda também são ótimas referências para criar o seu visual diferenciado neste inverno. Lembre-se que, os acessórios para os cabelos são como curingas na hora de variar ou driblar roupas antigas e sem muita cor.
Assinar:
Postagens (Atom)